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10 Alimentos Ricos em Potássio

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Os alimentos ricos em potássio são importantes para garantir certas funções do nosso organismo e impedir alguns efeitos bem desagradáveis. Entre essas funções estão a nutrição de células importantes no nosso corpo, como as musculares e as cutâneas.

Por um lado, o potássio previne as câimbras e a fraqueza muscular causadas pela sobrecarga dos músculos, enquanto por outro auxilia no tratamento da hipertensão, ajudando, com isso, a regular a pressão arterial e a manter a boa saúde do coração.

Esse nutriente é facilmente encontrado em diversos alimentos, em sua maioria de origem vegetal, por isso a carência de potássio é bastante rara. LEIA TAMBÉM: Como EMAGRECER 8 Kg em 1 Mês Sem Precisar Passar Fome

Adultos devem consumir, em média, cerca de 4700 mg de potássio por dia, o que geralmente é alcançado com facilidade através de uma dieta simples.

Alimentos Ricos em Potássio

Os extremos do potássio: O excesso e a carência

Excesso de potássio: O excesso de potássio não é tão raro quanto a carência, isso porque os alimentos ricos em potássio aparecem com frequência na mesa dos brasileiros. Pessoas que tomam medicamentos para hipertensão precisam ficar mais atentos, pois a combinação pode causar arritmias.

Carência de potássio: A carência de potássio (ou hipocalêmia) é rara, uma vez que o nutriente é facilmente adquirido através da alimentação básica das pessoas, porém, pode acontecer uma falta devido ao organismo diferenciado de cada um, ou ao estilo de vida como tem os atletas.

Os atletas, por exemplo, suam muito e o potássio é eliminado através desse processo, o que pode acarretar em câimbras, perda de apetite, disfunção muscular (ou paralisia dos músculos), enjoos, e vômitos. LEIA TAMBÉM: Como PERDER GORDURA LOCALIZADA Treinando Somente 21 Minutos Por Dia

Pessoas que ingerem diuréticos ou medicamentos para pressão alta também precisam prestar atenção nos níveis de potássio.

O que muita gente não sabe é que grande parte do potássio presente nos alimentos se perde no processo de cocção. Saiba agora como isso acontece:

Perda de potássio nos alimentos

Existem algumas causas para o desperdício de potássio dos alimentos, algumas delas são:

  • Descascar os alimentos, já que na maioria das vezes grande parte do nutriente encontra-se na casca;
  • Cozinhar os alimentos na panela de pressão;
  • Cozinhar os alimentos em muita água;
  • Escorrer a água do cozimento e lavar o alimento novamente;
  • Lavar muitas vezes o alimento;

Por isso o recomendado é consumir os alimentos crus ou cozê-los o mínimo possível.

Alimentos ricos em potássio:

Os 10 alimentos ricos em potássio que encontramos com facilidade são os seguintes:

1- Batata doce: Esse alimento é rico em nutrientes e em apenas uma unidade de batata doce é possível encontrar até 700mg de potássio;

2- Banana: Além de ser rica em fibras e vitaminas, uma unidade da fruta contém cerca de 400mg de potássio;

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3- Beterraba: Aproximadamente 100 gramas de beterraba contêm cerca de 350mg de potássio;

4- Abacate: A cada 100 gramas da fruta é possível consumir cerca de 750mg de potássio;

5- Leite: A versão integral conta com aproximadamente 300mg de potássio (copo), enquanto o leite desnatado é mais rico, com cerca de 400mg por copo;

6- Feijão: Meia xícara do grão fornece até 600mg de potássio;

7- Mamão: O potássio encontrado em cada mamão (de aproximadamente 150 gramas) ultrapassa os 360mg;

8- Suco de Cenoura: Um copo bem servido de suco pode carregar cerca de 250mg de potássio;

9- Abóbora: Uma xícara de abóbora (cerca de 130 gramas) cozida contém cerca de 290mg de potássio.

10- Peixes: Alguns peixes, como salmão, atum, bacalhau e linguado são ricos em potássio.

Alimentos Ricos em Potássio e os Músculos

Os alimentos ricos em potássio possuem papel importante na manutenção dos músculos, pois são fundamentais para manter a saúde deles em dia. Principalmente para atletas e praticantes de exercícios físicos regulares..

Para manter-se sempre saudável, não deixe de consumir esses alimentos fonte de potássio e faça exames periódicos para saber como está o nível desse nutriente no seu organismo.