Início Legumes e Vegetais 10 Benefícios da Ervilha para a Saúde

10 Benefícios da Ervilha para a Saúde

1304
0
COMPARTILHE

A ervilha é um exemplo de leguminosa muito utilizada na culinária do mundo todo. De origem europeia, é comum encontrá-la em tanto em pratos sofisticados quanto em pratos mais simples, como é o caso de alguns cachorros quentes vendidos em ruas e lanchonetes ao redor do Brasil. Na infância é normal que ela seja ignorada por muitas crianças, mas os que hoje já são adultos, e que se alimentaram de ervilhas regularmente quando crianças, se beneficiaram de inúmeros nutrientes presentes na considerados importantes para o bom desenvolvimento do organismo.

ervilhas

A ervilha se apresenta na forma de grãos lisos, que são pequenos e não tão consumidos por causa do seu sabor, e na forma de grãos rugosos, que são maiores, com um gosto mais saboroso e levemente adocicados. A ervilha é uma leguminosa da mesma família do feijão, da alfafa, da soja e do grão de bico, e é muito rica em potássio, vitamina A, vitamina C, magnésio, ferro, cálcio, proteína e fibra dietética, o que a torna um alimento muito importante para manter uma boa saúde do organismo.

10 Benefícios da Ervilha para o Organismo

1. Ajuda na Prevenção do Diabetes: alguns estudos apontaram que comer ervilha regularmente pode influenciar na prevenção e no tratamento da diabetes do tipo 2. Isso se dá pela presença de fibras dietéticas e proteínas, que atuam na regulação da quantidade glicose na corrente sanguínea.

2. Mantém o Coração Saudável: por causa de de suas nutrientes que desempenham atividades antioxidantes e anti-inflamatória no organismo, consumir ervilha pode melhorar o fluxo dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a saúde do coração. As ervilhas verdes são uma boa fonte de ácido alfa-lipoico, um antioxidante poderoso que atua na desobstrução da parede vascular, ajudando a manter o corpo livre de doenças coronarianas e outras complicações cardíacas.

LINKS RECOMENDADOS

3. São Importantes para a Gravidez: a ervilha é uma rica fonte de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Essa vitamina é importante para a formação correta do DNA, sendo um nutriente necessário para a boa formação do feto e para saúde da gestante

4. Ajuda na Prevenção do Câncer: a presença de radicais livres, através do estresse oxidativo, é um fator determinante para a produção de células cancerígenas em nosso organismo. A ervilha possui polifenóis que atuam como um antioxidante formando uma parede protetora nas células, evitando a formação desse tumores. É claro que somente o consumo de ervilha não seria o suficiente para combater as células cancerígenas, mas inseri-la em uma dieta rica em alimentos com nutrientes poderosos pode fazer a diferença na saúde de um indivíduo.

5. Auxilia para Fortalecer Ossos e Dentes: o cálcio presente na ervilha é um mineral importante para a manutenção da saúde dos ossos e dos dentes. Ele ajuda a combater doenças graves como a osteoporose.

6. Benéfico para a Produção de Energia e Bem Estar: em cada 100 gramas de ervilha podemos encontrar cerca de 6 gramas de açúcar, nutriente essencial para a produção de energia no corpo. E essa energia não é somente importante para a execução de tarefas físicas, mas também mentais, pois ela atua também para a saúde dos nervos e evita sintomas ligados à depressão e ao estresse ao causar uma sensação de bem estar.

7. Combate o Envelhecimento e as Manchas da Pele: a luteína é um nutriente importante na ervilha, porque sua principal função é proteger a pele de raios ultravioletas, evitando manchas e o envelhecimento precoce. Ela ainda faz com que a pele se mantenha mais hidratada, aumentando ainda mais sua proteção.

benefpicios da ervilha para a saúde

8. Auxilia na Perda de Peso: a ervilha é um alimento que, além de possuir baixas calorias, auxilia a perda de peso através de sua grande quantidade de fibras dietéticas. As fibras fazem com que o alimento consumido seja processado de maneira mais lenta e correta pelo organismo, causando uma sensação de saciedade por mais tempo.

9. Fortalecem o Sistema Imunológico: os antioxidantes e vitaminas presentes nas ervilhas formam um poderoso grupo protetor do sistema imunológico, fazendo com que o corpo tenha menos chances de contrair gripes e resfriados, ou até mesmo doenças mais graves.

10. Ajuda a Proteger a Visão: a vitamina A presente na ervilha, conhecida como retinol, tem como uma de suas principais funções proteger a córnea de doenças simples como a baixa lubrificação, até casos mais graves como a degeneração macular.