Início Legumes e Vegetais 10 Benefícios da Lentilha para a Saúde

10 Benefícios da Lentilha para a Saúde

1603
0
COMPARTILHE

lentilha provém de uma planta trepadeira da família das leguminosas, e é um alimento muito consumido nas festas de fim de ano no lugar do feijão. Comer lentilhas é se alimentar de grãos ricos em nutrientes como vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, cálcio, proteínas, potássio, zinco e fibras dietéticas. Uma porção de 100 gramas possui cerca de 120 calorias, o que a torna um alimento bastante indicado para quem deseja manter um corpo saudável e em forma.

lentilhas

Para que as lentilhas preservem ainda mais as suas propriedades nutricionais, é aconselhável prepará-las somente com ingredientes saudáveis como alho, cebola e outros temperos naturais. Diferente do que a maioria das pessoas geralmente faz, preparando-as juntamente com a carne de porco e outros alimentos mais pesados e gordurosos.

10 Benefícios da Lentilha para a Saúde

1. Ajuda a Prevenir e a Tratar a Anemia: a lentilha é uma grande fonte de ferro, assim como o feijão. A carência de ferro no organismo pode fazer com que a produção de hemoglobinas fique comprometida, podendo causar uma doença chamada de anemia ferropriva. Consumir lentilhas regularmente pode ajudar a prevenir e a tratar a anemia de maneira bastante eficaz.

2. Mantém os Ossos Fortes e Saudáveis: a presença do cálcio e das isoflavonas na lentilha faz com que ela seja um alimento importante para prevenir doenças como a osteoporose. Também ajuda no fortalecimento dos dentes, dos músculos e de muitas células que dependem desse mineral para o bom funcionamento.

3. Ajuda no Combate à Diabetes: mesmo tendo uma boa quantidade de carboidratos em sua composição, a lentilha também é rica em fibras dietéticas, nutriente importante para auxiliar na regulação de glicose na corrente sanguínea. Essa é uma função muito importante para quem sofre com diabetes, pois a deficiência de insulina torna difícil esse equilíbrio de açúcar no sangue.

LINKS RECOMENDADOS

4. Ajuda a Prevenir o Câncer: a lentilha possui fibras que trabalham para formar uma parede protetora nas células do nosso corpo. Além disso ela também apresenta funções antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a evitar a formação de tumores.

5. Diminui os Efeitos da Tensão Pré-Menstrual: a lentilha possui um fitoesteróide, ou gordura vegetal, chamada lignana. Ela exerce a função parecida com outros hormônios femininos ao aliviar os efeitos causados pela tensão pré-menstrual no corpo.

6. Ajuda na Redução do Colesterol: a presença de fibras que não podem ser dissolvidas facilmente e de vitamina B6, dificultando o retenção de colesterol no organismo, faz da lentilha um alimento importante para manter uma boa saúde do coração e da artérias.

7. Ajuda na Circulação Sanguínea: comer lentilha faz com que você absorva uma boa quantidade de magnésio. O mineral é importante para fazer com que o sangue circule livremente, além de fornecer oxigênio para muitos tecidos no corpo.

8. É Importante para a Boa Formação do Feto: consumir lentilha durante a gravidez faz com que o organismo absorva uma quantidade importante de ácido fólico (vitamina B9), nutriente importante para a boa formação do feto.

9. Alivia o Estresse e a Depressão: a lentilha possui um aminoácido chamado triptofano. Ele atua como uma espécie de relaxante e proporcionador de bem estar. Essa funções são importantes para combater casos de depressão e estresse, devolvendo o prazer e a tranquilidade.

10. É uma Fonte de Proteínas: as proteínas presentes na lentilha são importantes para produzir uma musculatura mais saudável, melhorar a saúde do sistema imunológico e promover a correta digestão dos alimentos. Se você pretende fazer uma dieta para ganho de massa muscular, acrescente lentilhas em suas alimentação pois elas são uma ótima maneira de fazer seus músculos crescerem com saúde.