Início Frutas 10 Benefícios da Melancia para a Saúde

10 Benefícios da Melancia para a Saúde

1306
0
COMPARTILHE

A melancia é uma erva trepadeira rastejante que vem de algumas regiões secas da Ásia. O consumo dessa fruta deliciosa começou a se tornar popular há mais de 5 mil anos atrás, quando começou seu cultivo na África e no Egito. A melancia costuma apresentar um sabor levemente adocicado por causa da frutose, um açúcar natural que leva energia para os nervos, para o cérebro, para a medula óssea e para o sangue. O fato de 92% da composição dela ser de água faz com que ela seja uma das frutas mais indicadas para uma boa hidratação do corpo, além de ser sempre associada a regiões tropicais. É comum ver em algum local onde tenha piscina, praia ou campo servir suco ou pedaços de melancia com bastante abundância.

VALORES NUTRICIONAIS DA MELANCIA

A fruta é uma excelente fonte de nutrientes, sendo riquíssima em vitamina A, vitamina C, magnésio, cálcio, proteína, fósforo e muitos outros. E em cada 100 gramas da melancia você vai encontrar apenas 30 calorias. Isso faz com que ela seja muito indicada se você deseja manter sua saúde em dia.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MELANCIA PARA A SAÚDE

Melancia

1 – Consumir Melancia Ajuda a Evitar a Pressão Alta: a cada 100 gramas da fruta você encontra cerca de 112 miligramas de potássio, fazendo com que a melancia seja uma fruta ótima para combater problemas ligados à pressão alta. O sódio presente em nosso corpo age retendo muito líquido, enquanto que o potássio ajuda a liberar esses líquido, deixando somente o necessário para que a gente mantenha uma saúde equilibrada. Isso afeta diretamente no coração e no cérebro, ajudando a evitar o aparecimento de doenças como um infarto ou AVC.

2 – Consumir Melancia Também Ajuda a Evitar Problemas nos Rins: a quantidade de potássio e líquido presente na melancia atuam diretamente no equilíbrio renal do corpo. Ao agir como uma espécie de antioxidante no corpo, liberando diversas toxinas através dos líquidos desnecessários (suor e urina, por exemplo) deixando os rins livres delas, a melancia ajuda a evitar o aparecimento do cálculo renal e deixa seu corpo funcionando da melhor maneira possível.

3 – Benefícios da Melancia Para a Saúde da Pele: a melancia possui uma boa quantidade de vitamina A, vitamina C e glutationa. Essas vitaminas agem como antioxidantes no nosso corpo, fazendo com que o nosso tecido epitelial se livre mais facilmente de radicais livres. Também ajuda a proteger de raios ultravioletas, que são muito nocivos pois podem causar câncer de pele, além de deixá-la sempre hidratada e evitar o envelhecimento precoce.

LINKS RECOMENDADOS

4 – Benefício da Melancia no Combate ao Câncer: a melancia é uma frutas onde podemos encontrar o licopeno em grandes quantidades. O licopeno é um carotenóide, substância que apresenta as cores vermelhas nas frutas e em alguns vegetais. Essa pigmentação age como um poderoso antioxidante em nosso corpo porque nos protege diretamente contra a ação dos radicais livres. Os radicais livres estão presentes no nosso dia a dia em ações comuns como quando respiramos, praticamos exercícios ou consumimos substâncias nocivas à saúde. O licopeno então atua para evitar que células formadoras do câncer de próstata, de mama, de pulmão e de cólon se desenvolvam com facilidade no nosso corpo.

5 – Benefícios da Melancia Para a Hidratação do Corpo: a melancia possui grandes quantidades de água em sua composição, o que a torna uma das frutas mai refrescantes e hidratantes para o nosso corpo. A sua abundância em minerais como o magnésio, potássio fósforo e sódio fazem com que o corpo se mantenha sempre hidratado. É por isso que é recomendável consumir melancia, seja na forma sólida ou líquida, em dias de muito calor e baixa umidade do ar. Os atletas a consomem regularmente para manter o corpo sempre saudável.

6 – Benefícios da Melancia Para o Coração: a melancia possui cerca de 8 miligramas de vitamina C, licopeno e beta-caroteno, nutrientes que atuam no combate ao aparecimento de doenças cardiovasculares  e reduzem os níveis de mau colesterol no sangue.

7 – Benefícios da Melancia para o Sangue: por ser rica em nutrientes como vitaminas A e do complexo B, além do mineral ferro, a melancia funciona como um defensor dos bons níveis e funcionamento do sangue. Enquanto a vitamina A ajuda no combate aos linfócitos (glóbulos brancos), a vitamina B6 e o ferro ajudam na boa produção dos glóbulos vermelhos e no bom funcionamento da nossa corrente sanguínea.

8 – Benefícios da Melancia para o Emagrecimento: a melancia possui uma das propriedades mais buscadas nos alimentos saudáveis: seu alto poder de saciedade. Quando consumida em conjunto com alguns grão como a linhaça, o amaranto ou a quinoa, por exemplo, a melancia deixa seu intestino se sentido saciado por um bom tempo. Por isso é sempre importante incluir a melancia em dietas em que se busca manter um peso saudável.

Benefícios da melancia

9 – Benefícios da Melancia para os Olhos: a vitamina A, a luteína e o beta-caroteno presentes na melancia fazem com que a fruta seja um ótimo protetor dos olhos contra doenças ligadas ao envelhecimento ou à falta dessas vitaminas. Entre as doenças que a melancia ajuda a combater, mantendo uma visão saudável, estão a catarata e a degeneração macular.

10 – A Melancia Ajuda na Saúde dos Músculos: a citrulina presente na melancia é muito importante para a construção e saúde dos músculos. Esse fitoquímico é transformado em um aminoácido chamado arginina, importantíssimo no processo que leva os nutrientes necessários para que os músculos se mantenham sempre saudáveis.

Você tem alguma receita feita a partir da melancia para dividir conosco? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.