Início Frutas 10 Benefícios do Abacaxi para a Saúde

10 Benefícios do Abacaxi para a Saúde

810
0
COMPARTILHE

Uma fruta tropical e de sabor cítrico e, muitas vezes, bastante adocicado, o abacaxi é um dos grandes símbolos das regiões tropicais e subtropicais. É fácil encontrar em locais ao redor do mundo, onde o clima é bem ameno e cercado por praias, uma boa quantidade de pratos e sobremesas feitos de abacaxi ou ananás, como a fruta também é conhecida.

O abacaxi é uma fruta que possui nutrientes importantíssimos para tratar problemas de saúde ligados ao coração, à formação óssea e à má digestão. Entre esses nutrientes presentes no abacaxi estão a vitamina A, a vitamina B6, vitamina B12, vitamina D o cálcio e muitas outras, além de minerais como o ferro, o potássio, o manganês e o magnésio. A cada 100 gramas de abacaxi você encontrará apenas 50 calorias, porém uma grande fonte de energia. Saiba abaixo quais são os grandes benefícios do abacaxi para a saúde.

Abacaxi

10 Benefícios do Abacaxi para a Saúde

1 – o Abacaxi Ajuda na boa Digestão: a fruta possui uma substância chamada bromelina, que atua na forma de enzima, quebrando as proteínas existentes em nosso organismo e, assim, facilitando a digestão delas. É por isso que essa fruta tão refrescante também é indicada para ser consumida após as refeições. Seja na forma de suco ou em pedaços.

2 – O Abacaxi Ajuda na Manutenção da Imunidade do Corpo: por ter cerca de 48 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas da fruta, o abacaxi é um ótimo agente que ajuda no combate a doenças como gripes, resfriados e outras mais causadas pela deficiência dessa vitamina. Um bom suco de abacaxi frequentemente, junto com laranja e hortelã, é um excelente remédio natural contra bronquite dor de garganta e outras doenças como o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e até  mesmo o estresse. Consuma apenas uma fatia de abacaxi e você já terá 20% da quantidade necessária de vitamina C em dia.

3 – O Abacaxi Atua na Hidratação do Corpo: a fruta possui cerca de 80% de água em sua composição, fazendo com que seja uma boa forma de hidratação para o nosso corpo. É recomendável servi-la principalmente em locais e dias quentes, pois assim seu corpo não sofrerá tanto com o efeitos do calor ao repor os minerais e líquidos perdidos.

4 – O Abacaxi Atua Contra a Pressão Arterial: em cada 10 gramas da fruta é possível encontrar 109 miligramas de potássio, o que a torna uma grande agente no combate à pressão alta. O sódio presente em nosso corpo age retendo o líquido, o que causa a pressão alta. O potássio faz o trabalho inverso liberando o excesso de líquido que o sódio segura. Passar a consumir mais abacaxi é importantíssimo para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, de pressão alta e outras problemas como o aneurisma cerebral, por exemplo.

5 – O Abacaxi Atua no Fortalecimento dos Ossos: por possuir nutrientes como a vitamina C, o Cálcio e o magnésio, a fruta ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a má formação óssea. As doenças dos ossos costumam atingir mais os idosos, porém é comum também encontrar pessoas mais novas com problemas ligados à falta de cálcio no corpo.

6 – O Abacaxi Atua Contra as Doenças de Pele: a vitamina A presente na fruta possui um substância chamada de retinol. Essa substância, que também é muito usada em cosméticos ao redor do mundo, atua combatendo doenças como a psoríase, a acne, a eczema, a dermatite e muitas outras que atacam nossa pele. A vitamina A também atua como antioxidante ao liberar os radicais livres, aceleração da cicatrização e a manter uma hidratação natural da pele.

7 – O Abacaxi Combate Problemas Ligados à Uretra: sendo um grande agente diurético por causa da presença do potássio em sua composição, o abacaxi atua no combate à doenças como o cálculo renal e outras doenças na vesícula, na próstata, na uretra e na bexiga.

8 – Um dos Benefícios do Abacaxi é Proteger o Fígado: a bromelina presente na fruta é muito importante para o nosso corpo, porque trabalha desobstruindo o fígado de toxinas e gorduras encontradas em outros alimentos. A fruta é muito usada em churrascos ou em outros consumos de carne, pois amolece rapidamente as proteínas. Para ter um fígado bem protegido passe a beber sucos de abaxi com frequência.

Benefícios do Abacaxi para a Saúde

9 – O Abacaxi Ajuda a Reduzir Náuseas e Enjoos: algumas pessoas sentem enjoo repentinamente ou por cinetose (causada quando se anda em um meio de transporte, por exemplo). O abacaxi ajuda a melhorar essa sensação e, inclusive, é muito indicado para ser bastante consumido durante a gravidez para aliviar esses enjoos.

10 – O Abacaxi Ajuda no Combate à Caspa: a fruta é muito boa para ser consumida como suco, bolos, ou outros tipos de alimento, mas também pode ser usada como uma boa loção anticaspa por causa de suas propriedades cítricas. Basta preparar uma solução feita à base de abacaxi e esfregar no couro cabeludo para se livrar das caspas rapidamente.