Início Uncategorized 10 Benefícios do Café para a Saúde

10 Benefícios do Café para a Saúde

904
0
COMPARTILHE

O café é uma bebida muito consumida no mundo, e grande parte do seu sucesso não se deve apenas ao seu sabor e aroma agradável. Muitas pessoas fazem uso do café por causa da cafeína, uma substância que faz com que o metabolismo fique mais acelerado, proporcionando sensação de prazer e auxiliando na queima de gordura.

Um café bem quentinho, acompanhado de leite e outros alimentos, faz parte da manhã de milhões de pessoas. E essa frequência de consumo é importante porque o café atua para combater doenças como Alzheimer, Parkinson e a diabetes do tipo 2. Mas seu consumo deve ser moderado, porque a cafeína em excesso pode causar alterações cardíacas, agitação e insônia, além de outros efeitos colaterais. Quem possui úlcera, gastrite ou algumas alterações cardíacas deve evitar tomar a bebida.

café

Uma mistura muito comum no dia dia de muitas pessoas é a do café com leite, porém ele deve ser evitada porque a combinação dos dois dificulta a absorção de cálcio pelo corpo. Isso pode causar problemas nossos osso, dentes e músculos, como a osteoporose, por exemplo.

10 Benefícios do Café para a Saúde

1. Melhora o Poder de Concentração: a cafeína faz com que os neurotransmissores estejam mais ativos, deixando o cérebro mais ativo e atento às informações que são recebidas a cada instante. Isso torna o café uma bebida importante para quem passa longos períodos de concentração, como estudantes em fase de provas ou profissionais que exigem uma atenção extra para realizar suas funções, por exemplo.

2. Ajuda na Boa Saúde dos Músculos: a cafeína também tem efeito importante na atividade muscular, pois é através dela que o nível de açúcar necessário para a produção de energia é mantido nos músculos. Muitos praticantes de atividades físicas intensas associam o consumo de café somente com o seu poder aceleração metabólica, porém os benefícios da bebida vão muito além do que os difundidos popularmente.

LINKS RECOMENDADOS

3. Tem Efeito Estimulante e Energético: o café é uma bebida que, se consumida em quantidades moderadas, é benéfica para a produção de energia de no organismo. A cafeína é a grande agente que faz com que nosso corpo se sinta mais disposto e pronto a realizar diversas tarefas. Esses são efeitos interessantes, pois além da cafeína o café também possui o ácido acético, substância usada pelo corpo para a produção de dopamina e serotonina, e que ajudam no combate à depressão e ao estresse.

4. Ajuda a Manter o Sistema Respiratório Mais Saudável: em alguns estudos foi comprovado que o café age como um dilatador das vias respiratórias, tornando-o uma bebida muito boa para combater doenças como a bronquite, a asma e, inclusive, o enfraquecimento dos músculos que trabalham na respiração.

5. Protege o Fígado: uma pesquisa na Ásia verificou que o café está intimamente ligado à manutenção da saúde hepática, como a cirrose, doença que geralmente é causada pelo consumo excessivo de álcool ou por vírus.

6. Auxilia no Combate ao Câncer: os antioxidantes presentes no café fazem com que as células do organismo se protejam da ação dos radicais livres, átomos que causam a oxidação de diversas partes do corpo e, consequentemente, podem produzir tumores relacionados ao câncer.

7. Ajuda na Prevenção da Doença de Parkinson: a cafeína foi apontada como uma substância eficaz no combate à doença de Parkinson. Em alguns testes foi indicado que essa substância presente no café reduziu em cerca de quatro vezes as chances de uma pessoa desenvolver a doença, comparando com aqueles que não consumiam o café com frequência.

8. É Benéfico para os Dentes: diferente dos que a maioria das pessoas difundem, o café apresenta benefícios para a manutenção da saúde dentária. A trigonelina e os ácidos clorogênicos são duas substâncias presentes no café que agem combatendo a formação de placas bacterianas e cáries dentárias. Em um estudo na Universidade federal do Rio de Janeiro a trigonelina e os ácidos clorogênicos foram, inclusive, utilizados para tratar dentes de leite.

10 Benefícios do Café para a Saúde

9. Ajuda no Combate ao Diabetes do Tipo 2: a trigonelina, o magnésio e os ácidos clorogênicos presentes no café também são importantes para prevenir e trata o diabetes do tipo 2. Essa substâncias fazem com que o a absorção de insulina pelo corpo seja mais eficaz e, assim, o controle de glicose no sangue seja maior. Alguns estudos apontaram que o consumo de café pode reduzir as chances de desenvolver diabetes do tipo 2, porém nesses mesmo testes foi verificado que quem reduzia o consumo diminua ainda mais as chances de desenvolver a doenças, o que implica em dizer que beber café é importante para evitar o diabetes, porém o consumo deve ser feito sempre com moderação.

10. Auxilia no Processo de Emagrecimento: o café tem um grande poder diurético e contém baixas calorias, o que o torna uma bebida muito boa para queimar gorduras e ajudar no processo de emagrecimento. Esses efeitos são melhores absorvidos quando o café faz parte de uma dieta dedicada à perda de peso.

Gostou das Dicas? Compartilhe e Deixe Seu Comentário Abaixo