Início Plantas 10 Benefícios do Inhame para a Saúde

10 Benefícios do Inhame para a Saúde

2876
0
COMPARTILHE

As plantas do gênero Colocasia, Alocasia e Dioscarea recebem o nome de Inhame por causa do seu caule comestível e do seu formato. A planta é muito consumida em países da Oceania, da África, América Latina e Ásia, sendo considerado como um alimento que faz parte do consumo básico de muitos países desses continentes. Entre os principais nutrientes encontrados estão a vitamina A, a vitamina C, a proteína, o potássio, o ferro e as fibras dietéticas.

No Brasil ele é consumido em todas as regiões, porém é nas regiões norte e nordeste que o seu que ele é encontrado com mais facilmente nas refeições dos moradores. Veja abaixo os 10 benefícios do inhame para a sua saúde.

Benefícios do inhame para a saúde

1 – O Inhame Ajuda a Controlar a Pressão Arterial: por ser uma excelente fonte de nutrientes, em que a cada 10 gramas de inhame você encontra 816 miligramas de potássio, esse vegetal é um dos melhores remédios naturais contra a pressão alta. Uma alimentação com excesso de sódio e pouco consumo de potássio, pode levar a problemas sérios de coração, além de outras doenças. As substâncias presentes no inhame ajudam a regular essa condição, fazendo com que o corpo elimine o líquido em excesso, juntamente com as toxinas, e fique somente com o necessário para manter uma boa saúde. É um grande aliado contra o cálculo renal.

2- O Inhame Ajuda a Fortalecer o Sistema Imunológico: ao possuir determinadas propriedades nutricionais e, principalmente pela presença de vitamina C, o Inhame atua diretamente fortalecendo os nossos gânglios linfáticos, responsáveis diretos pela proteção do nosso sistema imunológico.

3 – O Inhame Ajuda a Manter a Saúde do Coração: por causa da presença de vitaminas do complexo B, o inhame atua na quebra de aminoácidos e outras proteínas dentro do nosso corpo. Esse processo ajuda a reduzir consideravelmente o risco de desenvolver uma doença coronariana, ter um infarto ou até mesmo um AVC. Isso ocorre principalmente pela quebra da homocisteína, um aminoácido que se encontra presente em nossa corrente sanguínea, mas quem em níveis altos pode levar ao surgimento dessas doenças. Para que os níveis de homocisteína se mantem em condições normais, é aconselhável ingerir com frequência alimentos como o inhame ou outros que possuam uma boa quantidade de vitaminas do complexo B.

4 – O Inhame Ajuda a Manter a Pele Saudável: a presença de vitamina A entre seus nutrientes faz com que esse vegetal atue diretamente na melhora da saúde de nossa pele. A vitamina A presente no inhame hidrata a pele, fazendo com que ela retenha a quantidade de líquidos necessários para a saúde, ajuda a eliminar os radicais livres causadores de estresse e outras doenças, e também combate o envelhecimento precoce causado pela poluição, consumo de tabaco, álcool ou outras substâncias nocivas à nossa saúde.

5 – Consumir Inhame Ajuda a Manter a Saúde dos Olhos: o inhame possui uma boa quantidade de vitamina C, nutriente ideal para prevenir a catarata e servir de antioxidante para os nossos olhos. Além disso também possui uma boa dose de vitamina A, nutriente que atua no combate da degeneração macular, responsável pela cegueira em muitas pessoas acima dos 40 anos. A vitamina A também auxilia na melhora da visão noturna, no combate da catarata e na hidratação dos olhos, evitando o aparecimento de úlceras ou feridas nas pálpebras.

6 – Consumir Inhame Ajuda a ter um Intestino Mais Saudável: as fibras são importantes nutrientes para quem deseja melhorar ou manter uma boa saúde do intestino. E em cada 100 gramas de inhame é possível encontrar 4 gramas de fibras dietéticas, polissacarídeos aliados no combate a problemas como a constipação, má digestão, diarreia e outras doenças presentes em nosso intestino. Além disso essas fibras também ajudam no emagrecimento, fazendo com que você acelere a sua digestão e se sinta saciado ao consumi-las.

7 – O Inhame Ajuda a Prevenir o Câncer: as vitaminas A e C presentes no inhame fazem com que ele também seja um excelente antioxidante. Os radicais livres são alguns dos principais causadores do câncer e estão por toda a parte no nosso dia a dia. Seja no consumo de alguns alimentos nem um pouco saudáveis ou pela exposição em ambientes ruins, como algum que tenha bastante poluição, por exemplo. Os antioxidantes presentes no inhame atuam combatendo esses radicais livres e devolvendo a boa saúde de nossas células.

8 – O inhame Ajuda no Combate à Diabetes: o vegetal é um grande oxidante e possui carboidratos que ajudam a reduzir consideravelmente os níveis de açúcar em nosso sangue. Em testes realizados pela Universidade Federal Fluminense, verificou-se que o consumo de farinha de inhame, junto com outros nutrientes complementares, é benéfico para quem sofre com diabetes do tipo 2, o que o torna primordial para ser consumido com frequência.

Inhame

9 – O Inhame Ajuda a Manter a Saúde dos Ossos: por ser uma rica fonte natural de potássio, fósforo e proteínas, o inhame ajuda a combater doenças como a osteoporose, má formação óssea e a artrite. Essas doenças geralmente atingem pessoas idosas que não tiveram ao longo dos anos anteriores uma dieta rica em inhame e outros alimentos naturais. Mas muitas pessoas de pouca idade já sofrem com algumas dessas doenças dos ossos, por só preferirem se alimentar de fast food ou outras comidas com poucos nutrientes.

10 – O Inhame é Excelente para Manter a Saúde do Sistema Nervoso: as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e as proteínas presentes no inhame fazem com que ele seja muito benéfico para a boa manutenção da saúde do sistema nervoso e da memória. Esse nutrientes levam mais oxigenação às nossas células e nervos e fazem com que eles tenham um bom funcionamento mesmo depois de uma idade mais avançada.

Dica: se for cozinhar o inhame não o deixe no fogo por muito tempo, pois se passar do ponto de cozimento ele pode perder os nutrientes. Tem alguma dica a mais ou alguma receita com inhame para compartilhar conosco? Deixe suas resposta no comentário abaixo.