Início Frutas 10 Benefícios do Limão para a Saúde

10 Benefícios do Limão para a Saúde

1009
0
COMPARTILHE

O limão é um fruto muito consumido ao redor do mundo todo. Geralmente utilizado no preparo de sucos, sobremesas e no tempero de saladas, o limão é uma fonte muito rica de nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e a proteger o corpo de inúmeras doenças. Por causa de sua acidez benéfica para o corpo, ele age como um desintoxicante natural ao retirar as impurezas do organismo e ao regular o ph do sangue, mantendo-o alcalino, que é a forma indicada para uma boa saúde. Entre os tipos mais comuns está o galego, o taiti, o siciliano e o cravo, porém todos eles apresentam praticamente todas as propriedades nutricionais benéficas à saúde.

limão

Nutrientes do Limão

O limão é uma fonte muito rica em bioflavonoides, vitamina C, vitamina A, cálcio, ferro, magnésio, proteína, carboidrato, potássio, fibras dietéticas, limoneno, pectina e muito outros nutrientes que trabalham para o bom funcionamento do organismo. Um copo de suco de limão sem açúcar pela manhã, misturado com um pouco de água para reduzir a acidez, é tudo que o corpo precisa para se proteger de gripes e resfriados, além de ser uma dica excelente para incluir na sua dieta detox. Porém é bom não exagerar no consumo de limão, pois ele pode causar alguns danos a estômagos mais frágeis. O consumo de 2 limões diariamente, dentro de uma dieta balanceada e com a prática de exercícios físicos regulares, é um grande aposta para emagrecer com saúde.

10 Benefícios do Limão para a Saúde

1. Ajuda a Emagrecer: a fibra pectina do limão ajuda na digestão dos alimentos, fazendo com que os nutrientes sejam melhores absorvidos e a comida digerida mais lentamente, causando uma sensação de saciedade importante para evitar com que a pessoa se alimente fora de hora. Além disso, os ácidos cítricos presentes no limão também agem como uma espécie de limpadores do organismo ao retirar as impurezas que absorvemos na alimentação e através de outros meios, como a poluição do ar, por exemplo.

2. Melhora a Capacidade de Cicatrização do Corpo: a vitamina C presente no limão age como um anti-inflamatório natural, ajudando a melhorar a capacidade de cicatrização das feridas, da regeneração dos ossos e cartilagens, além de ajudar a aliviar dores no corpo causadas por pancadas nos músculos ou por procedimentos cirúrgicos. Isso faz dele um excelente antibiótico natural desde do tempo em que povos milenares o utilizavam para curar doenças.

3. Combate a Depressão e a Ansiedade: o organismo necessita das moléculas e dos átomos para ter a energia necessária para o seu bom funcionamento. E o que faz a diferença para que essa energia seja produzida de maneira mais abundante é uma quantidade maior de íons negativos. Como o limão é um fruto que possui um número maior de íons negativos do que positivos, o corpo recebe uma dose intensa de energia ao consumi-lo, fazendo com que a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis por produzir uma sensação de bem estar e prazer. O cheiro do limão também possui essas funções, fazendo dele um alimento excelente para ajudar na redução dos sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse.

LINKS RECOMENDADOS

4. Melhora a Saúde Bucal: por causa de sua acidez, o limão possui propriedades que ajudam a melhorar as dores de dente e problemas na gengiva. No entanto é bom não exagerar no seu consumo por que o ácido cítrico pode causar danos aos dentes. O ideal que espere um determinado tempo depois da escovação para que seja feito o consumo de suco de limão.

5. Ajuda a Prevenir o Câncer e o Diabetes: por possuir uma quantidade considerável de um bioflavonoide chamado quercetina, o limão faz com que o pâncreas melhore a produção de insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue fiquem mais equilibrados, ajudando a evitar o desenvolvimento do diabetes. Além disso, os bioflavonoides atuam como antioxidantes que protegem o corpo da ação dos radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento de tumores cancerígenos.

6. Melhora a Saúde da Pele: as propriedades antioxidantes, juntamente com a vitamina C, dão ao limão um status de alimento importante para eliminar rugas, acnes e evitar o envelhecimento precoce. Ele ainda faz com determinadas manchas desapareçam  e mantém a pele hidratada e saudável por muito mais tempo. Não é à toa que muitos cosméticos ou tratamentos estéticos são feitos à base desse fruto.

7. Ajuda no Bom Funcionamento dos Rins: o limão é um fruto que possui propriedades diuréticas porque estimula o bom funcionamento dos rins e do sistema urinário. Esse processo ajuda a liberar as toxinas presentes no corpo com mais frequência, evitando o aparecimento do cálculo renal ou outras doenças ligadas ao sistema urinário.

água com limão

8. Protege a Visão: alguns estudo confirmaram que a vitamina C e a vitamina A em conjunto, presentes no limão, ajudam a proteger a retina e o globo ocular da ação de radicais livres, ressecamento e outros danos que possam afetar a saúde dos olhos. Beber suco de limão com frequência é um ótimo remédio natural para evitar a catarata e a degeneração macular.

9. Regula o Intestino: ele age como um laxante natural ao regular as floras intestinais e ao melhorar a digestão dos alimentos.

10. Fonte Muito Rica em Vitamina C: a quantidade de vitamina C em um limão pode chegar a cerca de 75% do que é recomendado diariamente. A vitamina C é um nutriente muito importante para ajudar na absorção de ferro no organismo, proteger o sistema imunológico de gripes e resfriados e melhorar a queima de gordura. Ao invés de utilizar sal, prefira temperar saladas com azeite de oliva e limão. Assim você ajudará o corpo a perder gordura mais facilmente, ao invés de consumir o sódio presente no sal.

LEIA TAMBÉM: Sucos para Perder Peso em 1 Semana.

Gostou das Dicas? Compartilhe e Deixe Seu Comentário Abaixo