Início Frutas 10 Principais Benefícios da Banana Para a Saúde

10 Principais Benefícios da Banana Para a Saúde

1206
0
COMPARTILHE

A banana, que constitui parte da família das plantas herbáceas de floração, é uma das frutas mais consumidas em todo o planeta. Normalmente apresentando um sabor meio adocicado e uma textura macia, banana pode ser encontrada em diferentes formas e sabores ao redor do Brasil e do mundo. A banana cavendish (também conhecida como banana d’água), por exemplo, apresentam coloração bem amarela e são muito comuns no Brasil e em regiões como a Ilha da Madeira, em Portugal.

As bananas são consumidas diariamente em forma de sobremesa e outras variações nos lares brasileiros. Mas a banana ainda verde e a casca de banana também servem para produzir diversos alimentos, e as folhas de bananeira são usadas para produção de artesanato e outros objetos e alimentos. Vejamos abaixo os principais benefícios da banana.

ASPECTOS NUTRICIONAIS DA BANANA

Principais Benefícios da Banana para a Saúde

Por ser uma fruta que fornece uma grande quantidade de energia, porem com baixas calorias, a banana é um dos principais alimentos de quem deseja manter uma alimentação saudável. Em cada 100 gramas de banana você estará ingerindo somente 89 calorias, além de outros grandes benefícios como o hidrato de carbono, que é uma das principais fontes de energia obtida através da alimentação. A banana também possui bons níveis de potássio, proteína, açúcar natural e carboidrato. Além de outras características nutricionais como o fluoreto, manganês, cálcio, ferro, magnésio, Vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, Vitamina C e vitamina D.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA BANANA PARA A SAÚDE

1 – A Banana auxilia na Digestão: a banana possui cerca de 2,6 gramas de fibra dietética a cada 100 gramas da fruta, tornando ela um dos melhores alimentos para tratar problemas ligados à má digestão ou intestinais. Essas fibras atuam o intestino fazendo com que os eletrólitos entrem em equilíbrio e evitem ao máximo problemas como diarreia ou outro descontrole ao evacuar.

2 – A Banana Ajuda na Redução da Pressão Arterial: A banana atua diretamente na redução da pressão arterial pois, através de sua boa quantidade de potássio, faz exatamente o trabalho contrário do sódio no corpo. Enquanto o sódio retém líquido no nosso corpo, o potássio faz o inverso ao colocá-los para fora, deixando nosso corpo somente com a quantidade necessária para o seu bom funcionamento.

LINKS RECOMENDADOS

3 – A Banana ajuda a fortalecer os ossos: A banana é uma grande fonte de frutooligossacarídeos (FOS), substâncias que atuam na prevenção de cáries, reduzem o colesterol e também atuam no melhoramento do sistema digestivo. Essas substâncias também atuam no melhoramento da absorção de magnésio e cálcio, indispensáveis para a boa saúde dos ossos.

4 – Benefícios da Banana para a Visão: as bananas possuem substâncias chamadas alfa e beta-caroteno, encontradas na vitamina A, e que atuam diretamente na saúde da retina, melhorando consideravelmente a visão. É aconselhável, inclusive, que pessoas na faixa de 30 a 40 anos aumentem o consumo de banana a modo de evitar um problema chamado degeneração macular, muito comum com chegada da terceira idade.

5 – A Banana Atua na Redução do Estresse e da Depressão: ela possui em sua composição uma grande quantidade de potássio e triptofano, dois minerais que combatem o estresse liberando serotonina, responsável por causar um relaxamento natural do corpo e da mente.

6 – A Banana Ajuda a Perder Peso: por possuir baixas calorias, com baixo índice de glicemia e mesmo assim ser uma grande fonte de energia, a banana é um dos melhores alimentos para quem deseja perder peso de forma saudável ou, simplesmente manter uma alimentação adequada sem precisar fazer dietas exageradas.

Banana

7 – A Banana Ajuda no Combate à Anemia: A banana possui uma boa quantidade de ferro em sua composição. O mineral é considerado importantíssimo para quem quem busca combater a anemia, pois ajuda na produção de hemoglobina e, assim melhora a saúde.

8 – Comer Bananas Ajuda a Combater Enjoos: por ser rica em potássio e vitamina B, ela um ótimo alimento para quem sofre com vômitos e náuseas, pois esse nutriente e mineral atuam diretamente no combate desse problema. A mais indicada é a banana nanica, porque é mais mole tornando, digestão mais fácil reduzindo as chances do estômago se contrair.

9 – A Banana Combate as Câimbras: o potássio é uma das principais substâncias dessa fruta, e o benefício mais conhecido desse mineral é com relação à sua facilidade de evitar com o que o corpo tenha câimbras. É por isso que qualquer atleta, amador ou profissional, deve ter em sua dieta uma boa quantidade de bananas diariamente.

10 – A Banana é um Excelente Afrodisíaco: muito se fala da fruta como sendo um afrodisíaco por causa do seu formato sugestivo, mas na verdade a ciência explica que a banana é de fato um estimulante porque possui vitaminas do complexo B e potássio, substâncias que atuam diretamente na produção dos hormônios sexuais.