Início Bem Estar 13 Dicas de Como Desintoxicar o Organismo

13 Dicas de Como Desintoxicar o Organismo

697
0
COMPARTILHE

Saber como desintoxicar o organismo é muito importante para a saúde do nosso corpo. Através de alimentos que fornecem poucos benefícios para a nossa saúde, o corpo passa a armazenar gorduras ruins e outras substâncias que impedem com que ele absorva melhor os nutrientes.

Como muitas pessoas levam uma rotina movimentada e com pouco tempo para se cuidarem, é comum que elas recorram aos alimentos pouco saudáveis como os fast foods ou comidas congeladas, por exemplo. Infelizmente esses alimentos são ricos em substâncias prejudicais à saúde, como sódio e gorduras, e podem favorecer uma série de doenças que estão ligadas ao seu consumo regular e excessivo.

Como Desintoxicar o Organismo

Além dos alimentos prejudiciais, há também a contaminação vinda do ambiente eque dificilmente podemos controlar, como por exemplo a poluição, a fumaça de cigarros, a água contaminada, os produtos químicos, os metais pesados e muitos outros fatores do nosso dia a dia que fazem com que corpo absorva os radicais livres.

Graças a toda essa exposição é importante aprender como desintoxicar o organismo diariamente. Mas afinal, como limpar o corpo de tantas substâncias maléficas? Aprenda aqui!

13 Dicas de Como Desintoxicar o Organismo

  1. Beber bastante água, em média, 2 litros por dia.
  2. Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Essas bebidas são ricas em açúcar e carboidratos, além de gases que incham a barriga. Assim você evita a conhecida ressaca e algumas doenças ligadas ao consumo de açúcar.
  3. Consumir mais frutas, verduras e legumes.
  4. Diminuir o consumo de sal. Utilize temperos para amenizar a necessidade de sal. Opte pelo sal marinho (ou sal grosso ao invés do refinado).
  5. Grelhar os alimentos ao invés de fritar.
  6. Melhorar a mastigação e comer mais devagar.
  7. Comer menos carne vermelha. Boi e porco possuem substâncias maléficas e cancerígenas.
  8. Evitar o consumo de açúcar branco (refinado). Opte por mel, açúcar mascavo ou demerara.
  9. Consumir mais cereais e alimentos ricos em fibras, pois estimulam o intestino.
  10. Dar preferência para frutas e verduras da temporada. Alimentos da temporada recebem menos intervenção humana.
  11. Cozinhar os legumes a vapor ao invés de ferver, dessa forma o alimento conserva melhor seus nutrientes e você não perde essas substâncias na água.
  12. Não adicione óleo quando for preparar molhos e sopas.
  13. Escolher azeite de oliva ou óleo de coco ao invés do óleo de soja.

LINKS RECOMENDADOS

Como Desintoxicar o Intestino

É no intestino é onde grande parte dos nutrientes é absorvido, por isso é muito importante mantê-lo sempre limpo e saudável. E uma boa maneira de fazer isso é consumindo fibras com certa frequência.

As fibras são fundamentais para manter o trânsito intestinal em equilíbrio, então o consumo de alimentos ricos nesse nutriente é necessário diariamente.

Coma mais folhas verdes: Couve, acelga, espinafre, rúcula e agrião. Além desses é recomendado consumir brócolis, couve-flor, beterraba, alcachofra, alface, frutas cítricas, granola e cereais como soja, arroz integral e trigo, por exemplo.

Além desses alimentos, alguns chás ajudam na desintoxicação do sistema digestivo. São eles: Chá de boldo, dente de leão, cardo-mariano, ruibarbo, berberis e trevo vermelho.

Outros Alimentos Desintoxicantes para Consumir Diariamente

  • Limão: essa fruta é altamente desintoxicante. Tomar água morna com limão em jejum todos os dias tem a capacidade de alcalinizar o sangue.
  • Cebola: Ajuda a limpar o corpo.
  • Cenoura: Ajuda o organismo a eliminar metais pesados.
  • Espirulina: Bactéria encontrada em uma alga marinha, a espirulina desintoxica o corpo e limpa os rins.

Para traçar uma dieta desintoxicante ideal é importante seguir uma dieta rica em nutrientes e líquidos saudáveis. A ajuda de um profissional de saúde também pode te auxiliar a descobrir como desintoxicar o organismo da forma correta.

LEIA TAMBÉM: As Dietas Milagrosas Funcionam ou Não?

Gostou das Dicas? Compartilhe e Deixe Seu Comentário Abaixo