Início Alimentação Saudável 5 Benefícios do Mel para a Saúde

5 Benefícios do Mel para a Saúde

518
0
COMPARTILHE

Os benefícios do mel vão muito além da substituição do açúcar (que também é muito importante para quem quer perder peso). Descubra aqui quais os tipos de mel, as vantagens de cada um, e quais são os 5 motivos que tornam esse um super alimento!

O mel é obtido naturalmente das colmeias de abelhas, que o produzem a partir do néctar das flores. É conhecido pelo seu sabor fortemente adocicado, mas possui outras qualidades, como ação antimicrobiana, que ajuda o corpo a combater micro-organismos maléficos.

Conta também com ação prebiótica, ou seja, ajuda a equilibrar a flora intestinal, pois estimula a proliferação dos micro-organismos do bem. O mel também é uma boa fonte de energia (por ser um carboidrato).

Existem diversos tipos de mel. Essa diferenciação acontece devido aos tipos de flores de onde é extraído o néctar, ou seja, diferentes floradas resultam em cores, aromas e sabores diferentes de mel.

5 Benefícios do Mel para a Saúde

Junto dessa diversidade, algumas características nutritivas também mudam.

Confira agora o que cada tipo de mel (consumido no Brasil) tem a oferecer.

Os benefícios do mel de acordo com cada tipo

Mel silvestre: Mais popular no Brasil, esse mel é proveniente de um mix de flores. De sabor marcante, é calmante, antioxidante e comumente utilizado para aliviar vias respiratórias e em tratamentos estéticos.

Mel de assa-peixe: Mais suave (tanto de aroma quanto de sabor) é calmante e expectorante.

Mel de flor de eucalipto: Mais escuro, de cheiro e sabor fortes, esse mel é adstringente e pode ser usado no tratamento de diversas infecções, inclusive intestinais e urinárias. É benéfico também para as vias respiratórias.

Mel de cipó-uva: É o mel com maior ação antioxidante, inclusive ajuda o fígado a eliminar toxinas.

Mel de flor de laranjeira: Coloração mais clara e sabor peculiar, ajuda a regular o intestino e tem efeito calmante.

5 Motivos para Consumir Mel

1- Ajuda a manter o intestino saudável

Os prebióticos são provenientes dos carboidratos não digeríveis e dos oligossacarídeos presentes no mel. Essas substâncias ajudam a manter a flora intestinal saudável, pois fomentam a proliferação microbiana benéfica, que por sua vez estimula o bom funcionamento do intestino e evita doenças, além da diarreia e constipação.

LINKS RECOMENDADOS

2- Rico em nutrientes

O mel é uma fonte de natural de vários nutrientes, entre eles podemos citar: potássio, que é muito importante para equilibrar a pressão arterial; cálcio, essencial para a saúde dos dentes e dos ossos; ferro, que ajuda a prevenir casos de anemia.

Alguns outros nutrientes: magnésio, sódio, fósforo, manganês, cobalto, cobre, entre outros.

3- Ajuda na defesa contra doenças

Uma vez que o intestino está plenamente saudável e com uma boa proliferação de micro-organismos do bem, as fibras ingeridas através da alimentação são transformadas em ácidos graxos de cadeia curta.

Esses ácidos graxos impedem, por sua vez, que os micro-organismos ruins cheguem à corrente sanguínea e se proliferem pelo nosso organismo. Dessa forma, ainda que indiretamente, o mel auxilia o corpo na prevenção de certas doenças.

4- Substitui o açúcar

É uma forma eficaz e deliciosa de substituir o açúcar refinado, tanto para adoçar bebidas, como leite e sucos, quanto na preparação de bolos, biscoitos, tortas, entre diversas sobremesas.

Serve também de acompanhamento para torradas, pães, iogurtes, frutas, e até mesmo em algumas receitas de carnes e peixes.

5- Ajuda no combate a gripes e resfriados

O mel funciona como um antibiótico natural. Por combater micro-organismos maléficos, se tornou popular no combate de gripes, resfriados e dores de garganta. Pode ser diluído em chás ou ingerido puro.

Os benefícios do mel são aliados da sua saúde!

Seja para combater enfermidades, manter a saúde do intestino ou substituição saudável do açúcar, os benefícios do mel são notáveis e você não tem motivos para não começar a consumi-lo já!