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7 Benefícios do ômega 3 para a Saúde

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O ômega 3 é um importante ácido graxo essencial, sendo necessário para diversas funções do nosso organismo. Descubra aqui por que devemos consumi-lo mais!

Os ácidos graxos que são chamados de essenciais são todos aqueles que nosso corpo não consegue produzir, ou seja, todo ômega 3 do nosso organismo veio de fontes externas – através da nossa alimentação.

As gorduras chamadas de ácidos graxos essenciais possuem diversas funções, entre elas a de compor as células do nosso corpo. As membranas celulares são formadas também por ácidos graxos e a presença deles melhora a funcionalidade celular.

Esses lipídeos também atuam diretamente na formação de um importante componente dos neurônios, a bainha de mielina, além de recobrir a retina ocular, parte dos nossos olhos fundamental para a visão.

ômega 3

Confira agora de forma bem detalhada quais são todos os benefícios do ômega 3 e veja os motivos pelos quais ele é tão importante para nossa saúde!

7 Benefícios do ômega 3 para a Saúde

1- Ajuda a regular a pressão arterial:

Apesar de ser um lipídeo, ajuda a evitar a formação de placas de gordura nas importantes artérias do corpo. Ao mesmo tempo, auxilia na flexibilidade das mesmas, diminuindo assim a incidência de doenças ligadas ao coração, como hipertensão, infarto e derrames.

2- Ajuda no tratamento de artrite:

O ômega 3 tem agente anti-inflamatório e, graças a isso, seu consumo bloqueia a enzima que causa o processo inflamatório que resulta na artrite. É por isso que esse nutriente é muito indicado para idosos e pessoas que sofrem desse problema.

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3- Auxilia na visão:

Como dito acima, esse ácido graxo essencial é muito importante para uma boa visão, já que faz parte do recobrimento da retina. Nós conseguimos enxergar graças ao estímulo que essa parte dos olhos envia para nosso cérebro.

O ômega 3 facilita a nutrição das células que protegem os olhos, evitando que doenças se desenvolvam facilmente no globo ocular.

4- Ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim no sangue:

O ômega 3 é uma gordura do bem, por isso age no sangue diretamente sobre os níveis de colesterol. Por um lado aumenta o colesterol bom (HDL), e por outro diminui o colesterol ruim (LDL).

O LDL, quando muito elevado, fica depositado nas artérias e pode levar a várias doenças cardiovasculares, inclusive infarto e derrame cerebral. O ômega 3 age, também, na redução dos níveis de triglicerídeos do sangue.

5- Benéfico para o cérebro:

Como já dissemos aqui, a bainha de mielina é um importante componente dos neurônios e parte de sua formação se deve ao ácido graxo. Se uma pessoa consome esse lipídeo com regularidade, sua atividade cerebral tende a melhorar consideravelmente.

A gordura, além de aumentar a comunicação entre as células, é um vasodilatador benéfico para a oxigenação e agregação dos nutrientes.

6- Benéfico para o coração:

O ômega 3 ajuda o coração de duas maneiras!

Um de seus componentes é responsável por estabilizar a atividade elétrica do coração, ou seja, diminuir arritmias cardíacas.

Já outro componente, o EPA, diminui os triglicerídeos (um tipo de gordura ruim para o organismo) do sangue. Além disso, evita a formação de coágulos que podem levar a um derrame ou infarto.

7 Benefícios do Ômega 3

7- Ajuda no tratamento da depressão:

Geralmente a depressão está ligada a baixos índices desse lipídeo no sangue. Nesses casos, há uma diminuição de comunicação entre componentes do cérebro, mais especificamente neurotransmissores e receptores.

Quando a pessoa consome ômega 3 com regularidade, essas partes do cérebro se conectam de forma que, a produção de neurotransmissores que combatem a depressão, como serotonina e dopamina não fica comprometida.

Agora que você já sabe todos os motivos pelos quais esse lipídeo é benéfico para nosso corpo, não deixe de consumir peixes como salmão, atum e sardinhas, que são fontes naturais e saudáveis de ômega 3!