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7 Super Alimentos Ricos em Ferro

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Os alimentos ricos em ferro precisam estar no nosso cardápio, uma vez que esse nutriente é fundamental para a saúde do ser humano. Confira aqui quais são os 7 alimentos com mais ferro e que você deve começar a consumir já!

Uma pessoa que não consome quantias adequadas de ferro está suscetível a doenças que podem trazer consequências graves ao corpo (a mais conhecida é a anemia).

O ferro é importante em todas as fases da vida, mas há um grupo de pessoas que precisa redobrar a atenção quanto ao seu consumo. Grávidas, bebês, crianças e idosos possuem maior necessidade desse nutriente no organismo.

Alimentos Ricos em Ferro

Os 7 principais alimentos ricos em ferro

Confira abaixo quais são esses alimentos e por que eles precisam estar na sua dieta.

1- Fígado de boi

O fígado, apesar de causar repulsa em muitas pessoas, é um alimento completo. Rico em vitaminas e minerais, é um dos alimentos mais recomendados a fazer parte da nossa alimentação.

Além de ser o alimento com mais ferro dessa lista, ele ainda é composto por vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, ácido fólico, cobre, selênio e zinco.

2- Ostras e mariscos

Não são alimentos de fácil acesso (principalmente para quem não mora na faixa litorânea do país), porém merecem estar nessa lista.

As ostras e os mariscos são uma fonte importante de ferro e fósforo, nutrientes fundamentais para formação, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.

Apesar de não serem recomendados para gestantes, esses são alguns dos melhores alimentos ricos em ferro para serem consumidos pelos idosos, pois ajudam a fortalecer os ossos. Também são ricos em selênio e vitamina C, além de antioxidantes.

3- Carne Vermelha

Carne vermelha (principalmente de boi), possui alto nível de ferro (mesmo não sendo o fígado), praticamente o dobro de ferro que a carne branca possui.

Não é aconselhável consumir carne vermelha com frequência, mas duas vezes por semana é o suficiente para usufruir dos seus benefícios. Prefira aquelas carnes com menor teor de gordura, como patinho, alcatra e coxão mole.

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A ciência já comprovou que a carne vermelha em excesso pode trazer malefícios ao corpo, como câncer e doenças cardiovasculares, por isso procure intercalar carne com os outros alimentos dessa lista.

4- Oleaginosas

As oleaginosas são todas as castanhas e nozes que conhecemos: avelã, nozes, castanha do pará, amêndoas, pistache e castanha de caju são alguns exemplos que podemos encontrar com facilidade.

São ricas em gorduras boas, vitamina E, proteínas e ferro. Mas atenção, não é recomendado o consumo de mais que 4 unidades por dia, pois são muito calóricas e, em excesso, podem atrapalhar a dieta.

5- Ovos

De vilã à mocinha, a gema do ovo traz sim benefícios para a saúde quando consumida com moderação.

É rica em vitaminas do complexo B, ácido fólico e ferro, mas também pode subir os níveis de colesterol, por isso o consumo deve ser moderado.

6- Alimentos verde escuros

O espinafre é o alimento de origem vegetal mais famoso por conter ferro, porém não é o único.

Além do espinafre, rúcula, agrião, couve e brócolis são outras ótimas fontes vegetais de ferro. Conhecidos também pelos seus outros nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, esses alimentos podem ser consumidos sem peso na consciência.

7- Cereais integrais

Cereais integrais, como quinoa, chia, aveia, cevada, trigo e linhaça são ricos em ferro. Porém, preste atenção, alguns mix de cereais industrializados são refinados e cheios de açúcar! Evite essas opções.

7 super Alimentos Ricos em Ferro

Os alimentos ricos em ferro e sua absorção pelo organismo.

Os alimentos ricos em ferro de origem animal têm uma absorção maior com relação aqueles de origem vegetal. São aproximadamente 20% a 30% de absorção dos primeiros contra apenas 5% dos segundos, por isso é importante consumir carnes ovos.