Início Frutas Açaí Engorda? – Mitos E Verdades Sobre O Açaí

Açaí Engorda? – Mitos E Verdades Sobre O Açaí

942
0
COMPARTILHE

Fruto que vem da Amazônia, o açaí cada dia mais faz parte do cardápio dos brasileiros de todas as partes do país, não apenas da região norte. Mesmo com a sua popularização, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre suas propriedades nutricionais e a quantidade que pode ser consumida regularmente. Mas a maior de todas essas dúvidas é se o açaí engorda ou não.

Um dos principais questionamentos é se o açaí engorda ou não, mas muito se esquecem é que normalmente ele é servido com acompanhamentos que potencializam suas calorias, como castanha, granola, mel, leite condensado, entre outros.

açaí engorda

Então, para você que está em uma fase de controle de peso ou mesmo dieta de baixa caloria, não se esqueça que o melhor é sempre optar por uma alimentação equilibrada, que pode incluir todos os grupos alimentares, mas na quantidade certa, como o que é ensinado no método Emagreça com Dr. Rocha. Para saber mais clique no link abaixo.

Para descobrir se o açaí engorda e suas principais propriedades, confira as dicas a seguir!

Afinal, Açaí Engorda ou Não?

A polpa do açaí é rica em nutrientes e o que a torna extremamente calórica e pouco saudável é o xarope de guaraná e todos os outros doces que, geralmente, o acompanham. Para você ter uma ideia se o açaí engorda, basta analisar suas calorias: cada 100 gramas do fruto contêm 60 calorias – um número bem adequado para qualquer dieta balanceada.

Porém, o grande vilão que construiu a fama de que o açaí engorda é o xarope de guaraná, que é adicionado à polpa na maioria das lanchonetes. Então, juntando o açaí, xarope, outras frutas e acompanhamentos, é normal que uma tigela média de “açaí” chegue a ter 700 calorias. Comer o açaí regularmente não tem problemas, desde que seja de forma saudável.

Fonte de Nutrientes

Para quem não sabe, o açaí é fonte de fibras, vitamina E, antioxidantes, cálcio, magnésio, potássio, vitamina C, fósforo, ferro e vitaminas B1 e B2. Seus antioxidantes estão podem ser relacionados ao combate de radicais livres, prevenindo doenças como câncer e derrames, por exemplo. Algumas pesquisas já determinaram que o consumo regular de sua polpa in natura, sem adição de açúcar, pode reduzir a glicemia, colesterol ruim e insulina.

Não Abuse dos Complementos

Todos esses benefícios nutricionais só poderão ser absorvidos em sua totalidade se você consumir o açaí da maneira adequada. As porções recomendadas de açaí são aquelas entre 100 e 200 gramas. Isso não significa que todos os dias você precisa comer essa quantidade, mas de vez em quando. Lembrando que o ideal também é que seja sem a adição de açúcar, para que os benefícios não sejam anulados.

Diabético pode Consumir Açaí?

Muitas pessoas têm dúvidas se os diabéticos podem ou não comer o açaí, por conta das restrições alimentares. O segredo para controlar a doença é o equilíbrio, como o que é ensinado pelo Dr. Rocha no método Diabetes Controlada, então basta que não sejam cometidas extravagâncias, ou seja, nem pensar em comer o açaí adoçado com o xarope de guaraná ou qualquer outra coisa. Uma outra sugestão também saudável é o suco de açaí, experimente! Para mais informações sobre como Controlar a Diabetes de forma natural, clique no link abaixo.

Ação Rejuvenescedora

Os antioxidantes naturais do açaí são considerados fontes de rejuvenescimento, retardando o envelhecimento precoce, além de reduzir o efeito de degeneração das células. Ou seja, seus benefícios nutricionais não servem apenas pata manter o corpo saudável, mas também com a aparência muito mais jovial.

açaí engorda ou não

Bom para o Coração

Alguns pesquisadores já identificaram que o consumo regular do açaí diminui a quantidade de colesterol ruim no organismo graças a uma substância chamada antocianina, também encontrada nas uvas. Além disso, suas propriedades servem para combater o endurecimento das artérias, fenômeno conhecido como aterosclerose.

Não Exagere e Pratique Exercícios

Agora que já leu tudo isso, ainda continua se perguntando se o açaí engorda ou não? Tudo consumido em excesso pode fazer engordar, seja qualquer tipo de fruta, cereal ou grão. Então, o que você deve sempre colocar na balança são os benefícios nutricionais dos alimentos que consome diariamente. Tente não se voltar apenas para as calorias e não se esqueça de incluir na sua rotina a prática de exercícios para manter a saúde sempre em dia. Hoje, você não precisa mais dar desculpas para dizer que não consegue ir à academia, pois já existem vários cursos online de exercícios que podem ser praticados em casa, como o programa Corpo de 21, criado pela especialista Olivia Andriolo. Quer saber mais sobre esse curso? Então clique no link abaixo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o açaí? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe essas informações com os amigos e familiares.