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Alimentos Ricos em Magnésio e sua Importância

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Hoje você vai descobrir quais são os alimentos ricos em magnésio, por que devemos consumir essas fontes do nutriente e o que pode acontecer com nosso corpo quando não ingerimos a quantidade correta do mineral.

O ser humano precisa do magnésio por diversos motivos, dos quais muitos de nós nem desconfiamos. Um dos eles é que esse nutriente é muito importante para a produção de energia no organismo.

Sem ele os músculos do corpo ficariam se contraindo sem cessar, e o colesterol do sangue não conseguiria ser controlado facilmente, o que traria diversos problemas no coração e na pressão sanguínea.

O nutriente também mantém nossos ossos saudáveis, as atividades enzimáticas reguladas, o metabolismo de carboidratos em equilíbrio, os níveis de glicose devidamente controlados, a pressão arterial regulada, músculos relaxados, assim como os nervos.

Alimentos Ricos em Magnésio

Atua também na produção e na quebra das proteínas, além de ajudar o sistema imunológico a manter-se forte e saudável. Ou seja, é um nutriente ideal tanto para quem deseja ganhar massa muscular ou perder gordura. LEIA TAMBÉM: Como EMAGRECER 8 Kg em 1 Mês Sem Precisar Passar Fome

Apesar de rara, a carência de magnésio (a falta de consumo dos alimentos que oferecem esse mineral) pode causar sérias complicações ao organismo.

Para não sofrer com tais problemas, e garantir que as funções do magnésio no corpo estejam de acordo, é ideal prestar atenção nos alimentos que fazem parte das suas refeições. Por isso, investir em comidas que forneçam o mineral é fundamental para nosso organismo, afinal, seguir uma dieta bem elaborada é a melhor prevenção para o aparecimento de possíveis problemas no nosso organismo.

Carência de magnésio e seus principais sintomas

A carência de magnésio no organismo apresenta sintomas bem desagradáveis no corpo da pessoa, como por exemplo:

  • Osteoporose;
  • Alterações no sistema nervoso (que podem ir de tremores e insônia, até depressão);
  • Insuficiência cardíaca;
  • Diabetes – LEIA TAMBÉM: Como CONTROLAR e REVERTER a Diabetes do Tipo 2 de Forma Natural;
  • Pressão alta;
  • Insônia;
  • Falta de apetite;
  • TPM acentuada (Tensão pré-menstrual);
  • Cãibras;
  • Falta de memória;
  • Fadiga.

Alimentos Ricos em Magnésio

Confira agora uma lista com os principais alimentos fontes de magnésio:

1- Suco de laranja: 30mg de magnésio em 240g de suco;

2- Leite desnatado: 30mg de magnésio em 240g de leite desnatado;

3- Banana: 35mg de magnésio em 120g de banana;

4- Ameixa: 40mg de magnésio em 85g de ameixa;

5- Abacate: 40mg de magnésio em 100g de abacate;

6- Arroz integral: 40mg de magnésio em 100g de arroz integral;

7- Iogurte: 45mg de magnésio em 245g de iogurte;

8- Gérmen de trigo: 45mg de magnésio em 15g de gérmen de trigo;

9- Beterraba cozida: 50mg de magnésio em 70g de beterraba cozida;

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10- Aveia: 55mg de magnésio em 235g de aveia;

11- Espinafre 65mg de magnésio em 100g de espinafre;

12- Alcachofra: 70mg de magnésio em 120g de alcachofra;

13- Semente de girassol: 80mg de magnésio em 70g da semente;

14- Amendoim: 125mg de magnésio em 70g de amendoim;

15- Castanha do Pará: 160mg de magnésio em 70g da castanha;

16- Avelã: 190mg de magnésio em 70g de avelã;

17- Amêndoas: 240mg de magnésio em 80g de amêndoas;

18- Semente de abóbora: 300mg de magnésio em 60g de sementes de abóbora.

Os alimentos ricos em magnésio e sua importância para a saúde

Como descrevemos acima, o magnésio é muito importante para garantir que certas funções do nosso organismo sejam bem desempenhadas.

Alimentos Ricos em Magnésio e sua Importância

A suplementação desse mineral dificilmente se faz necessária, já que uma alimentação saudável e equilibrada fornece a quantia necessária do nutriente para o corpo. Portanto, usar suplementos sintéticos com o objetivo de ingerir mais magnésio somente com uma prescrição médica ou nutricional.

É muito importante consumir alimentos ricos em magnésio, mas no caso de apresentar algum sintoma de sua carência, não deixe de procurar um profissional médico.