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Alimentos Ricos em Proteínas

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Os alimentos ricos em proteínas são muito importantes para o nosso organismo. Descubra aqui quais são os alimentos que mais possuem proteínas para começar a consumi-los já!

Existem dois tipos de proteínas: a vegetal e a animal. A primeira é encontrada comumente em alguns vegetais, mas não é tão completa quanto a de origem animal (presente em carnes, ovos e derivados do leite).

As proteínas são responsáveis, entre outras coisas, pela manutenção dos músculos do nosso corpo, por isso o consumo delas é fundamental para a saúde.

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Atletas e frequentadores de academia exigem muito de seus músculos (principalmente aqueles que querem ganhar massa magra) e, portanto, devem consumir mais alimentos ricos em proteínas com mais frequência do que as outras pessoas.

É necessário que o atleta se alimente de fontes proteicas logo após a realização do exercício físico, para que os músculos se regenerem e, dessa forma, fiquem maiores e se recuperem mais rapidamente para iniciar outras atividades físicas em breve..

Confira a baixo uma lista com todos os alimentos fontes de proteínas vegetais e animais:

Alimentos Ricos em Proteínas Vegetais e Animais

Proteínas de origem vegetal (considerando porções com 100 gramas do alimento):

  • Soja: Cerca de 12,5 gramas de proteínas.

  • Quinoa: Cerca de 12 gramas de proteínas.

  • Trigo Sarraceno: 11 gramas de proteínas.

  • Milho-miúdo: Cerca de 11,8 gramas de proteínas.

  • Lentilha: 9 gramas de proteínas.

  • Queijo Tofu: Cerca de 8,5 gramas de proteínas.

  • Feijão: Cerca de 6,5 gramas de proteínas.

  • Ervilha: Cerca de 6 gramas de proteínas.

  • Arroz: Cerca de 2,5 gramas de proteínas.

Os vegetais fontes de proteínas não atuam da mesma forma que a proteína de origem animal. Em síntese, o recomendado é sempre consumir dois tipos de proteína vegetal (na refeição que não contiver proteína animal).

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Por exemplo, o arroz e feijão, comida tradicional do brasileiro, é uma combinação de proteína vegetal ideal para manter o corpo bem nutrido e saudável.

Essas combinações são muito importantes principalmente para vegetarianos ou pessoas que consomem pouca carne, garantindo a manutenção dos tecidos, além do crescimento normal de cabelos e unhas.

Proteínas de origem animal (considerando porções com 100 gramas de alimento):

  • Filé de frango: Cerca de 33 gramas de proteínas.

  • Carne de vaca: Cerca de 26,5 gramas de proteínas.

  • Queijos: Cerca de 26 gramas de proteínas.

  • Filé de salmão: Cerca de 24 gramas de proteínas.

  • Filé de pescada: Cerca de 20 gramas de proteínas.

  • Ovos: 13 gramas de proteínas.

  • Iogurte: Cerca de 4 gramas de proteínas.

  • Leite: Cerca de 3,4 gramas de proteínas.

Opte Pela Proteína Animal Magra

Os alimentos de origem animal são ricos em proteína, porém são bem mais calóricos do que os vegetais. Visto isso, quando for consumir carnes, ovos e derivados do leite, sempre escolha versões mais magras.

Peito de frango, patinho (carne de vaca), salmão grelhado, etc. Sempre evite as frituras ou carnes gordurosas, além de nunca consumir a pele do frango. Os derivados do leite precisam ser desnatados ou na versão light.

Em suma, os alimentos ricos em proteínas são muitos e todos acessíveis ao brasileiro, podendo ser encontrado facilmente em diversas fontes. Contudo, a escolha e a combinação desses alimentos é fundamental para que o corpo desfrute de seus benefícios da melhor forma possível.

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