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Alimentos Ricos em Resveratrol

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O Resveratrol é um polifenol poderoso, normalmente encontrado nas sementes e cascas das uvas vermelhas. Em alguns estudos foi comprovado que o seu composto está associado à redução e tratamento de casos ligados a doenças cardiovasculares, excesso de peso, câncer, Alzheimer e diabetes. O resveratrol é formado pelas plantas como uma espécie de defesa contra a exposição aos raios ultravioletas, e a danos causados por fungos e bactérias. Por isso acredita-se que ele é um excelente antioxidante também para o organismo humano, atuante um medicamento natural que protege e previne o corpo da ação de radicais livres causadores de muitas doenças.

Resveratrol

Há alguns anos o resveratrol se tornou famoso por essas características, e também por estar associado a uma bebida muito famosa no mundo todo: o vinho tinto. Por causa das uvas vermelhas, o vinho também é uma excelente fonte de resveratrol, e com isso seu consumo passou a ser associado ainda mais ao bem estar e à longevidade. Porém ainda é uma bebida alcoólica, portanto deve ser consumida como moderação. Principalmente por pessoas que necessitam controlar rigorosamente a quantidade de álcool que ingerem, como é o caso dos diabéticos, por exemplo. Em caso de necessidade de ingerir doses maiores de resveratrol, isso pode ser feito através da suplementação prescrita por um médico ou nutricionista.

Alimentos Ricos em Resveratrol

1. Uvas Vermelhas: as uvas vermelhas e, consequentemente, o vinho tinto, contém a maior quantidade de resveratrol disponível na natureza. O vinho branco também possui boas doses de resveratrol, porém não se compara ao vinho tinto porque a fermentação dele é feita juntamente com a casca da uva, que é onde se encontra a maior quantidade desse poderoso antioxidante.

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2. Amendoim: o amendoim e a manteiga de amendoim são grandes fontes de resveratrol. Esse alimentos possuem cerca de 5 microgramas do polifenol em cada miligrama.

3. Mirtilos: os níveis de resveratrol presentes nos mirtilos são quase os mesmos do que os encontrados nas uvas. Isso depende da área e como ele são cultivados porque, de acordo com um estudo internacional, os mirtilos cultivados em alguns países continham muito mais resveratrol do que os cultivados em outros países. Cozinhar os mirtilos e preferir os cultivados de maneira orgânica pode aumentar em 50% seus níveis de resveratrol.

4. Cacau em Pó e Chocolate Amargo: o chocolate amargo e o cacau em pó possuem pocas quantidades de resveratrol em sua composição, porém é mais do que os níveis presentes no amendoim e na manteiga de amendoim. Para que seu organismo consiga ingerir uma boa dose de resveratrol, você pode comer alguns pedaços de chocolate junto com mirtilos, enquanto desfruta de uma boa taça de vinho tinto.

5. Amoras: a polpa de amora é uma ótima fonte de resveratrol. A quantidade né pequena se compararmos com os alimentos citados anteriormente, porém é importante ressaltar não há uma dose diária recomendada, então seu consumo é como uma forma de melhorar ainda mais sua alimentação saudável e, consequentemente, a sua saúde.