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Alimentos Ricos em Vitamina A

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Os alimentos ricos em vitamina A são muito importantes para manter a saúde do nosso corpo e garantir que ele desempenhe bem suas múltiplas funções.

Aqui você vai descobrir quais as funções da vitamina A e 5 razões para consumir mais alimentos ricos nessa vitamina.

São muitos os alimentos presentes na natureza que podem nos fornecer vitamina A, tanto de origem animal, quanto vegetal. Confira agora quais os mais ricos nesse nutriente:

Alimentos Ricos em Vitamina A

Alimentos Ricos em Vitamina A

Origem Animal

  • Peixes (ou óleo de peixe)
  • Fígado de boi
  • Leite e seus derivados, principalmente manteiga e queijo branco (minas)
  • Ovos

Origem Vegetal

5 motivos para Consumir Vitamina A

1. Melhora a Imunidade

O sistema imunológico é fundamental para a saúde do organismo. Quem pratica algum tipo de exercício físico, principalmente, precisa prestar muita atenção para mantê-lo sempre em alta.

A vitamina A é um dos vários componentes que ajudam a melhorar a imunidade, por isso ela é muito importante para se manter longe de doenças.

2. Protege a Visão

A saúde da retina depende diretamente de bons níveis e vitamina A no corpo. Além disso, a vitamina evita o aparecimento de algumas doenças, como xeroftalmia e conjuntivite.

Outro mal que aflige a visão, a chamada “cegueira noturna” pode ser evitada com o devido consumo de vitamina A, já que esse mal se caracteriza como consequência da carência dessa vitamina.

3. Mantém Saudável a pele e Mucosas

A vitamina A (assim como a vitamina C) é um poderoso antioxidante. Essa qualidade faz com que a vitamina seja capaz de combater os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce das células).

Visto isso, todo tecido externo do corpo (pele e mucosas) fica melhor protegido quando ingerimos a quantidade correta de vitamina A.

Quem está passando por algum processo de cicatrização (por machucado, ou cirurgia) pode e deve consumir mais alimentos ricos em vitamina A do que as outras pessoas.

4. Fortalece Unhas e Cabelos

A saúde do cabelo está diretamente associada ao consumo de vitamina A. Por isso, muitas pessoas adquiriram o costume de adicionar cápsulas de vitamina A líquida em seus shampoos e condicionadores.

Porém, para que os resultados sejam melhores, o correto é a ingestão da vitamina e não sua aplicação tópica. Para manter unhas e cabelos saudáveis, consuma alimentos fornecedores de vitamina A todos os dias.

O uso tópico dessa vitamina no cabelo pode levar à uma hipervitaminose e causar efeito rebote (queda dos fios), por isso a ingestão é a melhor forma de fortalecimento.

5. Garante a Saúde dos Ossos e dos Dentes

O colágeno é um componente fundamental para a manutenção dos ossos e dos dentes, pois tem a capacidade de assegurar que os minerais como fósforo e cálcio não se percam.

Por isso, é muito importante que crianças e adolescentes recebam doses adequadas de vitamina A diariamente, caso contrário seu crescimento ósseo fica comprometido.

Além desse grupo, quem faz exercícios físicos regularmente também deve dar atenção especial ao consumo de vitamina A, já que atletas exigem mais de seus ossos.

Vitamina A, uma Grande Aliada da Saúde

Os alimentos ricos em vitamina A são necessários para manter uma boa saúde e são muito fáceis de se encontrar em quitandas, açougues e supermercados. Fique atento ao seu cardápio e não deixe de consumir fontes de vitamina A com frequência para evitar o aparecimento de doenças e outras complicações no organismo.

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