Início Óleos Azeite de Oliva: 10 motivos Para Inserir na Dieta

Azeite de Oliva: 10 motivos Para Inserir na Dieta

694
0
COMPARTILHE

O azeite de oliva é um óleo extraído da azeitona, um fruto muito consumido pelos brasileiros. Há alguns anos ele era considerado como um artigo da culinária de luxo, porém com a divulgação dos seus benefícios nutricionais, o azeite de oliva foi se tornando cada vez mais consumido e, consequentemente, com o preço mais acessível. Esse óleo, além de ser utilizado na culinária por causa de seus benefícios para a saúde, também serve para produzir outros produtos como medicamentos, sabonetes e cosméticos. A cada 100 gramas de azeite de oliva encontramos cerca de 850 calorias, e uma boa quantidade de ácido graxo monoinsaturado, vitamina E, vitamina K, ômega 3 e outras gorduras e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Os melhores e mais recomendados azeites de oliva são os virgens e extra virgens, pois possuem maiores quantidades de nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Evite comprar azeite composto porque ele não costuma apresentar tanta riqueza nutricional quanto os demais. E jamais cozinhe o azeite de oliva, porque dessa forma ele irá se transformar em óleo comum e, consequentemente, irá fazer mal ao seu corpo por se tornar uma grande fonte de gordura saturada.

10 benefícios do azeite de oliva

10 Benefícios do Azeite de Oliva para a Saúde

1. Regula o colesterol: o azeite de oliva possui os tocoferóis, substâncias que tem como principais funções atuar como um antioxidante no organismo, e ajudar na redução da quantidade de LDL no corpo, o colesterol ruim que causa grande parte das doenças cardíacas. Além disso o azeite de oliva atua no aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) no corpo através de suas gorduras monoinsaturadas.

2. Ajuda no combate a Diabetes: o azeite de oliva possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatória, ajudando a regular os níveis de insulina produzidas pelo corpo. Quando os danos da diabetes diminuem, as células começam a absorver melhor a insulina, fazendo com que o organismo produza somente o suficiente para a glicose enviada a esses organismos seja somente o necessário. O poder do azeite de oliva é tão grande no combate e prevenção da diabetes mellitus do tipo 2 que, através de um estudo científico, foi constatado que pessoas que consumiam esse óleo com frequência reduziram em até 50% as chances de desenvolverem a doença.

Leia também: 10 Nutrientes que Atuam no Combate à Diabetes

3. Atua no Emagrecimento: poderia até soar um pouco estranho se alguém lhe contasse que consumir azeite de oliva, por ser um óleo, pode te ajudar a emagrecer. Caso isso ocorra, não se preocupe pois essa firmação é verdadeira. Isso se dá por que o azeite de oliva ajuda a regular a absorção de glicose trazidas das células para o fígado, fazendo com que o corpo se sinta saciado por mais tempo. A sensação de fome geralmente está ligada à baixa quantidade de açúcar no corpo. Se essa quantidade diminui, é comum um organismo se sentir menos saciado rapidamente. Porém, é importante ressaltar que para se ter uma perda de peso eficiente e saudável você deve seguir um plano alimentar adequado e rico em muitas outras variações de alimentos, não somente se baseando no poder do azeite de oliva. E se o seu objetivo também é ganhar massa muscular magra, insira esse óleo na sua dieta que você terá bons resultados.

4. Ajuda a Proteger os Ossos: consumir azeite de oliva com frequência é uma ótima maneira de evitar doenças nos ossos. Isso se dá pela presença de vitamina K e da oleuropeína nesse óleo. Esse dois nutrientes tem um papel parecido com o cálcio, que é de proteger os ossos e produzir osteocalcina, uma proteína presente em dentes e ossos. Em alguns projetos científicos foi constatado que as pessoas que consumiam mais azeite de oliva em suas refeições diárias tinham menos chances de desenvolver a osteoporose. É o caso dos moradores da região do Mediterrâneo, que possuem índices muito baixos dessa doença.

LINKS RECOMENDADOS

5. Ajuda a Proteger o Coração: por causa de suas propriedades antioxidantes, o azeite de oliva ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, a levar a devida oxigenação para bom funcionamento do coração. Isso se dá por ele reduz os níveis de LDL no corpo, fazendo com que ele não se acumule nos vasos sanguíneos e nas artérias, deixando o sangue sangue circular sem o risco de entupimento. O consumo frequente de azeite de oliva ajuda a prevenir o risco de derrames, infartos e o aparecimento de doenças como a aterosclerose.

6. Ajuda a Reduzir Dores no Corpo: a presença do oleocathal, uma substância que atua na redução de enzimas responsáveis pelas dores e inflamações faz do azeite de oliva um excelente analgésico natural. Portanto, se você possui dores musculares, nas articulações ou em outras partes do corpo, você pode substituir o analgésico ibuprofeno pelo azeite de oliva, já que esse óleo possui praticamente as mesmas funções desse anti-inflamatório.

7. Ajuda no Combate ao Câncer: o azeite de oliva possui tocotrienóis e polifenóis, substâncias que atuam como antioxidantes no corpo, ajudando a reduzir o risco de formação de tumores. Suas propriedades são muito úteis para evitar o aparecimento de câncer de mama, além de também proteger o corpo contra o aparecimento de células formadoras de tumores de câncer de cólon, devido a presença da gorduras mono insaturadas.

azeite de oliva

8. Ajuda a Manter a Boa Saúde Cerebral: por combater diretamente o acúmulo do colesterol LDL nas artérias, o azeite de oliva também contribui para a manutenção da saúde do cérebro. Além disso ele também possui uma substância chamada hidroxitirosol, considerada muito importante porque trabalha para manter o cérebro sempre ativo e jovem, evitando o envelhecimento precoce dos neurônios. Por causa de suas propriedades antioxidantes o azeite de oliva também é muito eficaz no na proteção contra os derrames e AVCs. Em alguns estudos foi constatado que idosos que consumiam o azeite de oliva com frequência tinham menos chances de desenvolver essas doenças.

9. Fortalece as Unhas e Cabelos: as vitaminas do azeite de oliva ajudam a manter unhas e cabelos saudáveis, tornado-os hidratados e fortes. Seu consumo mais indicado é através dos alimentos, porém existem muitos cosméticos que são fabricados a partir do óleo da oliva por causa de suas propriedades nutritivas e restauradoras.

10. Ajudam a Manter a Pele Saudável: por possuir antioxidantes, vitamina A, vitamina K e vitamina E, o azeite de oliva é um alimento excelente para manter uma pele sempre saudável e hidratada. Ele ajuda a eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, e facilita a hidratação dos tecidos cutâneos e subcutâneos, fazendo com seja retido somente os níveis necessário de água para que a pele se mantenha saudável.