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Benefícios do Açaí para a Saúde

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Assim como todas as frutas, os maiores benefícios do açaí estão relacionados às suas qualidades nutricionais, que envolvem muitas fibras, vitaminas e minerais poderosos.

No entanto, devemos estar sempre atento para os complementos que são adicionados à fruta, como o xarope de guaraná, granola, outros tipos de frutas e mel, por exemplo. Tudo isso poderá transformá-lo em uma grande bomba calórica. E sabemos que essa não é a sua intenção.

benefícios do açaí para a saúde

8 Benefícios do Açaí para a Saúde

1. Energia para o treino

Independente do seu tipo de treino, seja muscular ou apenas aeróbico, antes de iniciar a atividade é preciso ingerir alimentos que te ofereçam energia o suficiente para não se sentir cansado. O ideal é optar pelos carboidratos complexos, que demoram mais tempo para serem digeridos, como o que está presente no açaí.

O dia em que você for treinar musculação e precisar comer um pré-treino fácil de ser preparado, aposte em um shake de açaí com banana. Essa combinação te dará energia e proteínas suficientes para a recuperação muscular. Hoje, muitas pessoas reclamam que não têm tempo de ir à academia. Seja para tentar emagrecer ou mesmo em busca de tonificação muscular. Porém, já existem recursos que podem ajudá-las a treinar em sua própria casa.

2. O Açaí faz Bem à Pele

Não é por acaso que o óleo extraído da fruta é usado em muitos cosméticos para a pele e os cabelos. Um dos benefícios do açaí é que ele concentra uma boa dose de antioxidantes, responsáveis por proteger a pele de problemas como rugas precoces, flacidez, desidratação ou mesmo manchas. Já em conjunto com os produtos para cabelos, suas propriedades servem para recuperar os aminoácidos e fortalecer ainda mais os fios.

3. O Açaí Combate os Radicais Livres

A substância antocianina, que está presente em frutas vermelhas e violetas como mirtilo, cereja e amora, serve para proteger as células. Além disso ela combate vários tipos de tumores, protege o sistema nervoso contra degenerações como o mal de Alzheimer e ainda estimula a memória a curto prazo. Ou seja, ingerir açaí com frequência ainda deixará suas células mais fortes.

4. Seu Coração Fica Mais Saudável

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os benefícios do vinho para o coração. E a boa notícia é que o açaí possui a mesma capacidade para melhorar os níveis de colesterol no sangue. Além de auxiliar na prevenção de possíveis coágulos, deixando os vasos sanguíneos mais relaxados para facilitar a circulação.

5. Auxilia o Emagrecimento

O emagrecimento não deve ser baseado em sofrimento e restrições alimentares. Ao invés disso, o equilíbrio nutricional é fundamental para que os seus hábitos alimentares não resultem em peso extra. Um dos benefícios do açaí é que ele pode ser um aliado importante para manter o peso, desde que não seja consumido com ingredientes extras. A polpa da fruta consegue até diminuir alguns efeitos negativos de dietas erradas.

benefícios do açaí para a saúde com frutas

6. Seu Intestino Agradece

As fibras são essenciais para manter a flora intestinal em pleno funcionamento e elas são encontradas em frutas, grãos e legumes, por exemplo. Entre os benefícios do açaí está o oferecimento de fibras, que beneficiará tanto quem tem o intestino preguiçoso quanto aqueles que já funcionam naturalmente bem. Tudo isso sem contar a quantidade de proteínas, sais minerais e vitaminas que estão em sua composição também.

7. O Açaí é Anti-Inflamatório

As inflamações causadas no organismo por conta da ingestão de alimentos errados pode significar cansaço e até mais tempo do que o normal para se recuperar de doenças comuns. É necessário estar sempre atento para o tipo de alimento que você oferece ao seu corpo, sendo que alguns deles são considerados anti-inflamatórios naturais. Esse é o como é o caso do açaí, que já faz parte da lista dos superalimentos.

8. Ajuda a Proteger Contra Doenças

Sabia que o açaí também ajuda pessoas com quadro de anemia por ser riquíssimo em ferro? Para garantir que os nutrientes necessários sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo de quem tem anemia, coma o açaí com cítricos como a laranja, por exemplo.

Mesmo quem tem diabetes pode consumi-lo moderadamente e sem a adição de açúcar. O segredo para manter o controle da doença está em uma alimentação saudável e variada. Basta manter uma rotinas saudável que a pessoa poderá seguir por toda a vida sem problemas grandes de saúde.

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