Início Nutrientes de A a Z Conheça os Benefícios do Ácido Alfa-Lipóico para a Saúde

Conheça os Benefícios do Ácido Alfa-Lipóico para a Saúde

846
0
COMPARTILHE

O ácido alfa lipóico é um ácido graxo que executa atividades muito parecidas com as vitaminas em nosso organismo. Nós podemos encontrá-lo dentro das células e ele pode ser produzido naturalmente pelo nosso corpo, tendo como principal função transformar a glicose na fonte energética necessária para o nosso dia a dia. O ácido alfa-lipóico ainda atua como um antioxidante celular ao ajudar a eliminar os radicais livres e outras ameaças à nossa saúde. Ele também é benéfico para os nervos, pois faz com o fluo sanguíneo chegue com facilidade até eles.

ALA, como também é conhecido o ácido alfa lipóico, pode ser encontrado em alimentos como o brócolis, a batata, o espinafre e o fígado, porém sua maior fonte se dá através da suplementação.

Benefícios do Ácido Alfa Lipóico no Organismo

O ácido alfa lipóico ajuda a proteger as células do nosso organismo, fazendo com que as vitaminas e minerais sejam melhores absorvidos. Na verdade são muitos os benefícios do ácido lipoico, então vejamos alguns deles abaixo.

Conheça os Benefícios do Ácido Alfa Lipóico

Ajuda a prevenir a Diabetes: o ácido alfa lipóico é um grande aliado no combate e prevenção da diabetes, porque faz com que os níveis de insulina sejam regulados em nosso corpo e, consequentemente, a quantidade de glicose na corrente sanguínea também diminui. Além disso o ácido lipóico também se mostrou eficaz na melhora de dores e inflamações ocasionadas pela diabetes.

Ajuda no Emagrecimento e Ganho de Massa Muscular: em alguns estudos foram comprovados que o consumo de ácido alfa lipóico regularmente ajuda no emagrecimento. Pessoas que estavam com sobrepeso e foram submetidas a uma dieta rica em ácido lipoico apresentaram significantes perdas de peso. Os esportistas profissionais não o utilizam somente para manter baixos níveis de gordura, mas também para auxiliarem no processo de construção e recuperação muscular.

LINKS RECOMENDADOS

 

Ajuda a Proteger a Visão: o ácido alfa  lipóico atua como um poderoso antioxidante também para os olhos, protegendo-os de problemas que podem causar doenças como o glaucoma e a catarata.

Ajuda a Fornecer Energia: o ácido alfa lipóico atua diretamente na mitocôndria, transformando a glicose excessiva na corrente sanguínea na fonte energética necessária para o bom funcionamento do corpo. É um aspecos muito importante principalmente para atletas e outras pessoas que produzem muitos gastos energéticos diariamente, pois além disso ele tem papel fundamental na reconstrução muscular. Isso ainda faz com que o metabolismo se torne mais acelerado, ajudando a queimar gordura com mais rapidez.

É um Excelente Antioxidante: por ser facilmente solúvel em água, o ácido lipóico consegue penetrar através das células e de outros tecidos para evitar com que radicais livres causem danos a essas partes do organismo, fazendo com que outros nutrientes antioxidantes como a vitamina C e vitamina E, por exemplo, consigam trabalhar de forma mais livre. Ele ainda auxilia na restauração das funções cerebrais, na regulação do metabolismo e na regeneração das proteínas oxidadas, mas nesse caso é adequado consumi-lo juntamente com a carnitina para que os efeitos sejam mais eficazes.

Atua no Combate ao Envelhecimento Precoce: o ácido lipóico ajuda o corpo a combater os agentes causadores do envelhecimento precoce como os radicais livres e a desnutrição da pele. Isso se dá pelo fato do ALA melhorar os níveis de vitaminas que exercem seus papéis diretamente na reconstrução dos tecidos cutâneos e subcutâneos. As rugas e marcas de expressão são comuns ao decorrer dos anos, mas o ácido alfa lipóico pode aliviar esses danos causados à pele pelo estresse oxidativo.

Diminui a Pressão Arterial: ainda por causa de seus efeitos antioxidantes, o ALA reduz as lesões ateroscleróticas, grande causadoras do entupimento de veias e artérias. Muitos cientistas comprovaram que pessoas que consomem o ácido alfa lipóico com frequência faz com que o risco de desenvolver doenças cardiovasculares seja muito menor se compararmos com pessoas que sofrem de carência desse ácido graxo.

Melhora a Saúde Cerebral: um dos maiores efeitos colaterais causados pelo excesso de insulina e glicose no organismo é a falta de conexão correta entre cérebro e corpo, além do envelhecimento precoce causado por alterações nas condições físico-cognitivas. O ácido alfa lipóico atua na regulação da insulina e dos níveis de glicose no sangue, fazendo com os danos nas células cerebrais e nos neurotransmissores sejam os menores possíveis.

O ALA Tem Efeito Anti-inflamatório: estudos comprovaram que consumir o ácido alfa lipóico juntamente com o ácido gama-linolênico forma um poderoso agente anti-inflamatório para o nosso organismo. Em alguns testes, pessoas que sofriam de dores na região lombar ou no nervo ciático, e que se submeteram ao consumo desses dois nutrientes de uma só vez, conseguiram diminuir em até 55% as dores e dormências no corpo.

Como Consumir Ácido Alfa Lipóico

O ácido alfa lipóico é uma substância produzida no interior das células, porém algumas pessoas necessitam de suplementação extra no organismo. Por ser necessário na formação de muitos tecidos humanos, o ALA é recomendado sem quase nenhuma contra indicação, porém é necessário consultar um médico previamente por a dosagem varia para cada pessoa.

LINK RECOMENDADO PARA VOCÊ