Início Legumes e Vegetais Berinjela: 10 Benefícios para a Saúde

Berinjela: 10 Benefícios para a Saúde

744
0
COMPARTILHE

A Berinjela (ou beringela) é um fruto parente do pimentão, originário de uma planta chamada Solanum melongela. Ela é um vegetal bastante sensível a chuva e frio, por isso seu cultivo é muito grande em regiões de calor.

A berinjela, independente de suas diversas cores e tamanhos, tem um papel importante em nossa saúde diária. Ela possui nutrientes como o potássio, vitamina A, vitamina C, magnésio, vitamina B, zinco, proteína e cálcio. Sua textura é macia e seu sabor um pouco amargo, mas é um ingrediente muito bom para fazer saladas, sucos e até doces. Veja abaixo os benefícios da berinjela para a sua saúde.

10 BENEFÍCIOS DA BERINJELA PARA A SAÚDE

berinjela

1 – Comer Berinjela faz Bem para o Intestino: as fibras presentes na berinjela fazem com que o intestino trabalhe de forma mais ordenada e se sinta mais saciado rapidamente. O trabalho das fibras dietéticas no nosso organismo é ajudar na digestão, fazendo com que o organismo esteja em equilíbrio, além de beneficiar também as correntes sanguíneas e o coração.

2 – Benefícios para o Coração: alguns estudos mostraram que a vitamina B1 e a vitamina B2, presentes na berinjela, funcionam como antioxidantes e melhoram o fluxo sanguíneo. Essas vitaminas tem papel importante na transformação do colesterol ruim em energia, fazendo com que o corpo não  acumule por muito tempo, deixando o sistema cardiovascular em boa saúde. É um dos alimentos mais indicados para quem sofre de doença cardíaca ligada ao colesterol alto e também para quem tem glicemia alta.

3 – Benefícios para Dentes e Ossos: o magnésio e o cálcio presentes na berinjela trabalham na boa formação dentária e na constituição dos ossos, deixando-os fortes e saudáveis. Problemas como má formação óssea, osteoporose e dentários geralmente estão presentes existem em pessoas que não tiveram uma dieta rica e cálcio e magnésio.

4 – Benefícios da Berinjela no Combate ao Câncer: a função antioxidante da vitamina C presente na berinjela faz com que ela ajude no combate ao aparecimento de radicais livres no nosso corpo. Esses radicais livres, presentes em vários alimentos e em atividades que executamos diariamente, são os principais causadores de doenças cancerígenas atualmente.

5 – Consumir Ajuda a Perder Peso: as fibras dietéticas e as vitaminas do complexo B, presentes na berinjela, ajudam o intestino a ter uma boa digestão e a e processar o alimento mais rapidamente. Além disso ela também é muio rica em água e possui poucas calorias, o que facilita ainda mais para quem deseja perder peso com saúde.

6 – Benefícios para o Fígado: a berinjela é um vegetal rico em vitaminas do complexo B, que são responsáveis pelo bom funcionamento do fígado. As doenças hepáticas são comuns em pessoas que que não tem uma dieta bem balanceada e consomem muitas frituras e bebidas alcoólicas, por exemplo. As vitaminas do complexo B presentes na berinjela ajudam a ter um fígado mais sudável.

7 – Benefícios da Berinjela para a Saúde Mental: a vitamina C, as vitaminas do complexo B e o cálcio presentes na berinjela agem na fabricação de neurotransmissores e na transmissão de impulsos nervosos. Esses nutrientes desempenham um papel notável para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso central.

benefícios da berinjela para a saúde

8 – Consumir Berinjela faz bem para os Músculos: o potássio e a proteína que encontramos nesse vegetal fazem com nossos músculos tenham mais saúde e se regenerem mais rapidamente. Enquanto o potássio atua diretamente na contração e relaxamento muscular, a proteína desenvolve papel importante na reconstrução do músculo. É um alimento importante para quem pratica atividades físicas regularmente.

9 –  Faz bem para o Sangue: o ferro, em conjunto com vitamina C e os fenóis, a tornam um alimento importante na produção de hemoglobinas e na saúde do nosso sangue. A vitamina C, além de agir como antioxidante, facilita a absorção do ferro pelo nosso organismo. Enquanto isso os fenóis evitam que as plaquetas do sangue se aglomerem ao fazer um papel de anti-inflamatório.

10 – Consumir faz Bem ao Sistema Reprodutor: o zinco está associado diretamente na saúde dos espermatozoides. Problemas como impotência e falta de fertilidade podem, inclusive, estarem ligados diretamente à uma carência de zinco. Isso faz com que a berinjela seja um dos melhores alimentos para quem deseja ter um sistema reprodutor mais saudável.