Início Dicas para Emagrecer Café Emagrece? Saiba Agora se é Verdade ou Mentira

Café Emagrece? Saiba Agora se é Verdade ou Mentira

66
0
COMPARTILHE

O café é uma das bebidas mais famosas em todo o mundo e em cada país seus habitantes têm jeitos próprios de apreciá-lo. No Brasil, ele serve para nos despertar logo pela manhã e também serve para finalizar uma refeição principal como o almoço ou jantar. Isso sem falar no famoso cafézinho, que pode ser encontrado em boa parte das casas brasileiras a qualquer hora. Mas, apesar de toda essa fama muitas pessoas ainda tem dúvidas se o café emagrece ou não.

Consumida moderadamente, a bebida não oferece riscos. Mas lembre-se de controlar o uso de açúcar refinado ou mesmo adoçante, mesmo para aqueles que não estão de dieta. Então, para você que quer descobrir se o café emagrece mesmo e outros de seus benefícios, listamos abaixo algumas curiosidades sobre a influência da bebida no metabolismo. Além de suas outras contribuições para a saúde.

Afinal, o café emagrece ou não?

Os apreciadores da bebida podem comemorar, pois já foi identificado que o café emagrece sim. Porém, para que suas propriedades emagrecedoras funcionem, é preciso que estejam associadas à dieta equilibrada e à uma rotina de exercícios físicos também.

Durante o processo de emagrecimento, o café age da seguinte forma: a cafeína consegue mobilizar as gorduras que estão presentes no tecido adiposo que, por sua vez, se transformam em energia para ser gasta durante a prática de exercícios físicos.

Mas é importante que isso seja uma prática frequente e moderada. Não adianta beber café em grandes doses diariamente, sem aliar a bebida com outros hábitos saudáveis, e esperar algum resultado. Você precisa ter disciplina. Tanto na prática de exercícios quanto no consumo do café.

O Café é Fonte de Antioxidantes

O café emagrece porque também é uma boa fonte de antioxidantes – substâncias fundamentais para fortalecer a imunidade. Outros problemas como enxaqueca, mau humor, estresse, cálculos biliares e prisão de ventre, por exemplo, podem ser melhor controlados com a ajuda de substâncias presentes no café. Ou seja, vai muito além dos benefícios que podem oferecer às dietas de emagrecimento.

Mas lembrando, claro, sempre quando o consumo é moderado o café passa a a trazer benefícios para a saúde. Tudo que é em excesso pode lhe causar mal, e com relação ao café a dica é a mesma.

O recomendado é de cerca de 400 ml por dia, o que equivale a três xícaras pequenas. Já para as grávidas, a quantidade de café recomendada por dia é de cerca de, no máximo, duas xícaras pequenas.

Café Emagrece Porque é um Ótimo Termogênico

O metabolismo está diretamente ligado ao controle do peso, pois quanto mais rapidamente ele funcionar, mais eficiente será a queima calórica. Por ser um estimulante natural, ou seja, uma bebida termogênica, o café contribui para a aceleração do metabolismo. Assim como outros tipos de alimentos como a maçã verde, frango ou mesmo peixe.

Mas atenção: para não anular esse efeito não se esqueça de controlar a quantidade de açúcar presente no café. O ideal mesmo é evitá-lo.

O Café Ajuda a Prevenir a Diabetes

café emagrece e também poderá te ajudar a controlar uma das doenças mais comuns entre os brasileiros: o diabetes. Isso acontece porque ele é rico em substâncias que agem na redução da glicose e insulina e pode ser muito eficiente para melhorar a qualidade de vida de pacientes com o tipo 2 da doença.

Aliás, uma boa alimentação é a base para que os diabéticos consigam controlar ou mesmo diminuir os riscos da doença no organismo. Traçar um plano alimentar ideal, com muitas fibras e rotinas específicas para o organismo diabético é primordial para que se possa levar uma vida saudável.

O Café Ajuda a sua Memória

O café poderá ser um grande aliado de sua memória, conseguindo ser eficiente até mesmo na prevenção de males como o Alzheimer.

Tudo isso porque suas substâncias bloqueiam a ação de um neurotransmissor e aumenta a eficiência de algumas das atividades cerebrais, por isso também é bom para a memória. Seu humor e estresse também serão grandes beneficiados!

Ajuda a Prevenir o Câncer

Alguns tipos de câncer como o de mama, próstata e fígado têm suas chances reduzidas por causa de propriedades anticancerígenas presentes no café. Mas não se esqueça que seu consumo não pode ser excessivo e a moderação é a chave para que todos esses benefícios possam ser aproveitados.

Café Emagrece e Desintoxica o Organismo

O café emagrece e oferece muitos outros benefícios à saúde. Como qualquer outro tipo de alimento, o indicado é sempre manter o equilíbrio e seguir uma dieta variada. Dessa forma, suas chances de emagrecimento ou manutenção do peso serão muito maiores.

Não é preciso passar por dificuldades para conquistar resultados rápidos e definitivos. Apenas um plano alimentar coerente e receitas estratégicas para as suas necessidades é a chave para se conseguir resultado.

Além de possuir diversos benefícios para nosso corpo, o café também atua como um excelente agente detox no nosso corpo. Ele faz uma verdadeira limpeza no organismo e isso facilita com que as células passem a absorver muito mais nutrientes do que gordura.

Diante de tantos pontos positivos, agora fica bastante difícil resistir a um bom café coado, não?