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Cálcio: Saiba para Que Serve o Cálcio

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O cálcio é um mineral muito importante em todas as fases da vida, porque ele é responsável pela formação e manutenção da saúde dos nossos ossos. Principalmente na infância, pois é quando o nosso corpo começa a armazenar a quantidade de cálcio que será utilizada pelo resto da vida. Esse fortalecimento ajuda no combate da osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e é causada pela deficiência de cálcio no organismo. Além disso também faz com que o dentes, a células, os músculos e o sangue estejam sempre saudáveis.

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

Alimentos fontes de cálcio

Manter uma alimentação rica em cálcio é essencial para que o corpo esteja sempre saudável. E é fácil inserir esse mineral na dieta diária, pois o iogurte, a sardinha, o salmão, o leite, o queijo (minas ou prato), a couve, o brócolis, alem de outras folhas verdes-escuras, são bons exemplos de alimentos ricos em cálcio.

Consumir uma boa quantidade de cálcio diariamente não é difícil, porque a maioria dos alimentos derivados do leite possuem quase a dose recomendada por dia. E esses derivados do leite costumam ser os alimentos com melhores taxas de absorção pelo corpo, enquanto que os vegetais não chegam a fornecer uma quantidade tão grande cálcio.

Uma dica de alimentação diária para ter a dose de cálcio recomendada é começar o dia com algumas fatias de queijo minas e um copo de leite, e no almoço comer um pouco de couve  e sardinhas (ou salmão). E procure sempre consumir com alimentos ricos em outros minerais, como magnésio, por exemplo, pois ele ajuda na absorção de cálcio do nosso corpo através da produção de vitamina D.

Além de uma boa alimentação, também é importante investir em atividades físicas regulares, pois ela ajudam na absorção de cálcio no organismo. Principalmente as que você precisa de mais energia e movimentos, como a corrida e a dança, porque elas fazem com que o corpo produza mais células ósseas. Você pode ainda estimular a absorção de cálcio ao tomar sol com frequência, assim seu corpo irá fabricar mais vitamina D e, consequentemente, absorver melhor o cálcio que você ingerir.

DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO NO ORGANISMO

A deficiência de cálcio no organismo pode afetar muito nossa saúde. De um modo geral, a falta desse nutriente afeta diretamente bom funcionamento dos nossos ossos, dentes células nervosas e contrações musculares. E são problemas comuns porque, de acordo com dados do ministério da Saúde, apenas 10% dos brasileiros ingerem a quantidade de cálcio recomendada diariamente. Em regiões mais pobres esse índices são bem piores por causa dá má alimentação dos moradores.

É importante investir na alimentação rica em cálcio durante a gestação e no crescimento de uma criança até os seus 10 anos de idade. Isso fará com que o organismo consiga armazenar a quantidade de cálcio suficiente, para que ela se torne um adulto saudável e com pouco riscos de adquirir doenças como a osteoporose. Após consumir algum alimento rico em, fósforo, zinco ou ferro aguarde algumas horas para ingerir alimento ricos em cálcio, pois um mineral dificulta para a boa absorção do outro.

As mulheres também devem ter atenção a uma dieta saudável, porque elas possuem uma facilidade maior de desenvolver uma doença chamada hiperparatireoidismo, responsável por retirar uma boa quantidade de cálcio dos ossos e enviar direto para o sangue. E isso poderia ainda causar cálculo renal porque o excesso poderia ainda ser depositado nos rins.

Entre os sintomas dessa deficiência está depressão, o nervosismo e estresse constante, cólicas, unhas enfraquecidas e a artrite.

EXCESSO DE CÁLCIO NO ORGANISMO

Alimentos ricos em cálcio

Mesmo sendo muito importante para o organismo, o excesso de cálcio pode provocar sérios danos à nossa saúde. O risco de sofrer um ataque cardíaco é um desses danos, segundo pesquisadores suecos. E de acordo com esse estudo as mais afetadas são as mulheres, pois apresentaram uma maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso o excesso desse mineral pode provocar problemas renais, porque a quantidade não absorvida pelo corpo costuma seguir para os rins ou para a corrente sanguínea.

Mas esse excesso de cálcio é difícil de ocorrer através da alimentação normal. A maior causa desse problema é proveniente de suplementos alimentares, por isso o uso deles deve ser acompanhado por um médico.

QUANTIDADE DE CÁLCIO RECOMENDADA DIARIAMENTE

Seguindo uma alimentação saudável é fácil conseguir a quantidade de cálcio necessária no dia a dia, mas como seu excesso pode ser perigoso para o organismo, conheça os valores ideais que devem ser consumidos.

Crianças e adolescentes devem ter uma dieta rica em cálcio, para que seus ossos cresçam  e se mantenham fortes também na fase adulta. A dose diária recomendada é de 500 (1 a 3 anos), 800 (4 a 9 anos) e 1300 (10 a 18 anos) miligramas. Para os adultos é recomendado uma ingestão de 1000 a 1200 miligramas por dia. E para as grávidas recomenda-se  1200 miligramas até os 18 anos de idade, e 1000 miligramas após os 18 anos de idade.