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Uva Engorda? Saiba mais sobre a fruta

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Comer uva engorda apenas se for consumida no horário e quantidade errados. Inclusive, a uva pode te ajudar a emagrecer se você souber como adequá-la à sua dieta. Aprenda quais as particularidades dessa fruta e como consumir corretamente.

As uvas são frutas que fornecem vários nutrientes benéficos à saúde, por isso também ajudam a manter a sensação de saciedade. Porém, precisam ser consumidas com moderação, já que são ricas em frutose (açúcar). Entenda melhor o porquê.

uva engorda

Uva engorda ou emagrece? Descubra o jeito certo de consumi-la

Uma xícara de chá de uvas corresponde a, aproximadamente, 70 calorias.

Você deve estar imaginando que isso não é muito, e realmente, se comparada a outras opções de frutas, as uvas realmente são pouco calóricas.

Essa fruta, ao contrário de outras, como melão e morangos, é mais energética, porém é feita basicamente de 80% de água, o que a torna uma opção com poucas calorias se nós a compararmos com a banana, por exemplo.

Porém, é a quantidade de uvas consumidas que pode vir a engordar, e não sua densidade energética.

Uvas são ricas em carboidratos, o que não causa mal se for consumido na dosagem certa, mas pode estragar sua dieta se extrapolar os limites. Uma xícara da fruta pode carregar cerca de 20 gramas de carboidratos e 15 gramas de açúcar.

Mesmo que ajude a saciar, outras frutas com menos carboidratos e açúcares, como laranja e morango, possuem mais fibras que a uva, ou seja, saciam mais a fome e engordam menos. Mas isso não significa que você deve cortar a uva do seu cardápio ou da sua dieta.

Uva engorda apenas se consumida em exagero

O segredo para o consumo correto de uvas é usá-las para substituir alimentos mais calóricos. A fruta pode ser uma ótima aliada na perda peso se for usada, por exemplo, como forma de espantar a fome entre as principais refeições.

Certamente, uvas são menos calóricas do que outros lanchinhos (torradas, tapiocas ou frutas mais calóricas), por isso, comer uvas no lanche da manhã ou da tarde é uma ótima pedida.

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Outra boa utilidade para uvas: matar a vontade de comer doces! Por serem muito adocicadas, elas ajudam a conter a compulsão por açúcar e, ao mesmo tempo, são bem menos calóricas que qualquer outra opção de doce.

Mas não se esqueça: a perda de peso nada mais é que o processo de queimar mais calorias do que consumir. Por isso, é preciso estipular um limite. Um cacho de uvas pode significar 110 calorias a mais nas contas da dieta, o que pode pesar na dieta de quem quer emagrecer rápido.

Benefícios das uvas

Vitaminas

Uvas podem conter vitaminas A, C e K (dependendo da variação da fruta). A vitamina A é importante para manter cabelos, unhas e pele saudáveis.

A vitamina C é demasiado importante para o sistema imunológico, além de combater os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce das células), enquanto a vitamina K ajuda a manter a saúde de ossos e sangue.

Minerais

A fruta é boa fonte de ferro e potássio, variando de acordo com o tipo de uva e como ela é cultivada.

Esses nutrientes são importantes para vários tecidos, músculos, além de demais células do corpo e do coração. Sem contar sua importância na prevenção de doenças, como anemia e osteoporose e degeneração muscular.

uva engorda ou emagrece

Quando a uva engorda e quando emagrece: a quantidade é que dita!

As calorias que você deve ingerir ao consumir uvas pode variar de cada caso, mas geralmente não deve ultrapassar 1 xícara e meia. A uva engorda apenas quando você ultrapassa esse limite. Se estiver em uma dieta para emagrecer rápido, prefira ingerir 1 xícara apenas.

A uva em forma de sucos também é uma excelente maneira de manter-se saudável sem exagerar na quantidade consumida. Ainda tem o vinho, que é uma bebida muito indicada por suas propriedades benéficas ao nosso organismo, mas que deve ser evitada em casos de algumas doenças, como a diabetes, por exemplo.

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