Início Bem Estar Como Aliviar a Dor na Lombar

Como Aliviar a Dor na Lombar

1411
0
COMPARTILHE

Sentir dor na lombar é uma situação muito comum para grande maioria das pessoas. A lombalgia, como também conhecida a dor na lombar, é uma dor que atinge as costas na região da bacia e afeta cerca de 85% dos adultos no mundo todo, tornando-se um problema tão natural que só perde para gripes e resfriados quando se trata do maior motivo que leva as pessoas a realizarem consultas médicas. Inúmeros motivos levam as pessoas a sentirem dor na lombar, porém a grande maioria deles não tem gravidade ou algum aspecto que possa causar grandes danos à saúde.

Entre os principais causadores de dores na lombar está o fato de levantar peso em excesso ou de maneira errada, a obesidade, a má postura, pancadas na região, gravidez, estresse, artrite e outros aspectos que possam afetar a postura e a coluna. Em alguns casos a lombalgia pode afetar as pernas, causando ou não uma certa dormência. É entre os homens o maior número de reclamações de dores na lombar, e mesmo que o tratamento seja simples e rápido, a taxa retorno aos consultórios médicos por causa do mesmo problema é muito grande.

Dor na Lombar

Como Aliviar a Dor na Lombar

Ao sentir uma forte dor na lombar é indicado suspender qualquer tipo de exercício ou atividade física. O mais indicado é deitar para que não se faça nenhum esforço que possa agravar a dor. Está proibido, inclusive, qualquer exercício ou movimento que possa fazer com que a musculatura da região lombar possa relaxar, como alongamentos ou massagens. Em casos de dores agudas o uso de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser usado, porém prefira os relaxantes naturais como o limão e o abacaxi, que é muito rico em bromelina. Mas tenha foco principal no repouso e na postura em que está deitado. A posição mais indicada é a de lado, com as pernas dobradas e a coluna reta.

LINKS RECOMENDADOS

No caso da mulheres usar salto alto por bastante tempo pode causar dor na lombar com facilidade. Uma forma de tentar diminuir esses efeitos é levando sempre uma sandália plana e aberta na bolsa. Sempre que houver chance troque o salto alto pela sandália para aliviar o peso que o corpo faz nas costas.

Caso a dor na lombar não passe em cerca de duas semanas, pode ser constatado um caso de hérnia de disco. Na grande maioria das vezes o tratamento é simples e o paciente retorna à sua vida normal rapidamente, porém em alguns casos pode haver a necessidade de um intervenção cirúrgica se constatado algum outro problema ligado à dor.

 3 Maneiras de se Livrar da Dor na Lombar

1. Aqueça o Corpo: muitas pessoas lembram de aquecer o corpo somente antes de realizarem exercícios físicos, mas isso é um erro. Qualquer movimento pode causar uma dor na lombar se não for feito de maneira correta e com o corpo frio. Movimente-se antes de realizar uma atividade que possa forçar a região das costas.

2. Exercite a Região da Lombar: alguns exercícios, como a abdominal, podem ajudar a fortalecer a evitar o aparecimento da lombalgia. Exercite-se com frequência e de forma correta que o seu corpo sempre trará resultados positivos para a sua saúde. A compressão através da massagem executa por um profissional e a ioga são outros bons exemplos em que se pode aliviar a tensão da lombar com facilidade.

3. Alongue Sempre que Possível: fazer alongamentos várias vezes ao dia ajuda o corpo a aliviar a tensão provocada sobre o músculo da região lombar. Além disso, sempre que possível não fique por muito tempo na mesma postura. Se você estiver, por exemplo, muito tempo sentado, procure levantar-se e caminhar por alguns minutos, ou vice e versa. Deitar por alguns instantes no meio do dia também ajuda a aliviar a sobrecarga que o corpo faz na região da lombar.

LEIA TAMBÉM: 7 Motivos para se Exercitar com Frequência.

Gostou das Dicas? Compartilhe e Deixe Seu Comentário Abaixo