Início Diabetes Diabetes Tipo 2 – Causas, Sintomas e Tratamento

Diabetes Tipo 2 – Causas, Sintomas e Tratamento

869
0
COMPARTILHE

Diabetes tipo 2 é uma doença crônica que causa problemas no modo como o corpo absorve e sintetiza a glicose, a nossa grande fonte de energia. Isso faz com que a absorção de insulina seja afetada, causando excesso de glicose na corrente sanguínea e, consequentemente, danos que podem até ser fatais. A diabetes tipo 2 é tipo mais comum de diabetes, representando cerca de 85% dos casos. E a grande maioria são pessoas acima dos 40 anos que apresentam quadros comumente ligados ao consumo excessivo de açúcar e carboidratos, sedentarismo, excesso de peso e herança genética.

Órgão responsável pela produção de insulina é o pâncreas, e assim que os níveis de glicose passam a ser altos demais no organismo, ele é acionado para produzir o hormônio que faz esse controle.

nutrientes que ajudam a combater a diabetes

Causas da Diabetes Tipo 2

Diferente das pessoas que possuem a diabetes do tipo 1, as que possuem diabetes do tipo 2 fabricam insulina em seu organismo, porém não o suficiente para fazer com que ela leve a glicose até as células para, então, iniciar o processo de fabricação de energia para o nosso corpo. É nesse ponto que que ocorre o acúmulo de glicose na corrente sanguínea, levando a complicações que podem ser graves dependendo do nível de açúcar no sangue, como o desenvolvimento da diabetes do tipo 2. Há ainda os indivíduos que não produzem a quantidade de insulina suficiente para realizar esse processo, causando também o excesso de açúcar no sangue.

A partir do momento que uma pessoa adquire a diabetes tipo 2 as células do fígado, dos músculos e de gorduras passam a não funcionar adequadamente, favorecendo o aparecimento de outras complicações como o aumento do colesterol, a baixa produtividade muscular por causa da falta de energia e a potencialização do excesso de glicose no organismo por causa do mau funcionamento dos hepatócitos.

Grupos de Risco

Nenhum ser humano está imune de desenvolver diabetes do tipo 2, porém há alguns fatores que podem favorecer o aparecimento e agravar o quadro de quem já possui essa doença. Os principais grupos de risco são o seguinte:

LINKS RECOMENDADOS

  • Pessoas com mais de 45 anos de idade;
  • Pessoas que sofrem de problemas de pressão;
  • Pessoas que consomem álcool com frequência, e em grandes quantidades;
  • Obesos e com sobrepeso;
  • Herança genética;
  • Sedentários;
  • Altas taxas de triglicerídeos.

Sintomas de Diabetes do Tipo 2

Infelizmente a maioria das pessoas que possuem diabetes do tipo 2 não apresentam sintomas ao adquirir a doença, podendo permanecer meses (ou até anos) sem que seja apresentada qualquer presença da doença. Porém, mesmo não havendo um realizado qualquer consulta ou diagnóstico prévio, é necessário ficar atento  aos seguintes sintomas:

  • Cicatrização demorada;
  • Dificuldade em enxergar com nitidez;
  • Sensação de fome e sede mais do que o comum;
  • Alterações renais e na pele.
  • Excesso de urina.

Como Prevenir a Diabetes do Tipo 2

Pessoas com um ou mai dos fatores de risco aqui citados anteriormente devem ficar atentas a determinados cuidados para evitar o aparecimento da diabetes do tipo 2. Entre as principais indicações está o controle da pressão arterial, a prática de exercícios físicos regularmente, evitar qualquer medicamento que possa danificar o pâncreas e, consequentemente, a produção de insulina, manter o peso e a circunferência abdominal de acordo com seu IMC (Índice de Massa Corporal) e evitar o uso de cigarros.

Tratamento Para Diabetes do Tipo 2

Os objetivos centrais do tratamento de diabetes do tipo 2 são abaixar a quantidade de glicose presente na corrente sanguínea, e evitar qualquer tipo de agravamento que a doença possa causar. Dentre as principais medidas estão as seguintes:

  • Realizar e manter uma dieta onde se faz necessário controlar os níveis de açúcares e carboidratos simples, verificando a quantidade correta que alimentos como pães, massas, frutas e vegetais devem ser consumidos. Esse aspecto é muito importante, pois se não for seguido à risca pode agravar os danos causados pela diabetes do tipo 2. Invista em nutrientes que ajudam a combater a diabetes. Essa é uma das maneiras mais poderosas de fazer com que o corpo tente regular suas funções normais.
  • Verificar o índice glicêmico com frequência e, dependendo do caso, diariamente. Essa medição pode ser executada em casa através de uma pequena picada feita com um aparelho chamado glicosímetro.
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois elas afetam diretamente a quantidade de glicemia presente no corpo. Não é proibido tomar bebida alcoólicas quando se é portador de diabetes tipo 2, mas é preferível evitar ao máximo seu consumo afim de não agravar a doença. Principalmente no caso de bebidas mais doces e cervejas, que afetam ainda mais sua saúde.
  • Controle o possível quadro de estresse e depressão, pois esses sintomas comuns em quem possui diabetes do tipo 2.
  • Pratique atividades físicas regulares, pois só dessa forma seu corpo passará a administrar melhor o fato da glicose estar desregulada e tentará fazê-la com que entre em equilíbrio.

Como Reverter o Diabetes do Tipo 2

Muitas pessoas não sabem, porém a diabetes do tipo 2 pode ser controlada de maneira simples e natural, sem precisar utilizar medicamentos caros e que podem causar efeitos colaterais que podem prejudicar ainda mais a sua saúde.

O Programa Diabetes Controlada, criado pelo renomado médico Doutor Rocha, é considerado um projeto revolucionário pois tem ajudado inúmeras pessoas a Reverter o Diabetes do Tipo 2 e Pré-Diabetes de maneira simples e natural, sem o uso de medicamentos caros e sem causar efeitos colaterais. Através desse método de Controle da Diabetes, diferente do que você já tenha visto com outros profissionais de saúde, você conseguirá passar por uma transformação e verá a grande melhora na sua saúde.

O grande sucesso do Programa Diabetes Controlada se dá pelo fato de que o Doutor Rocha o criou baseando-se em pesquisas testadas e comprovadas cientificamente por profissionais do mundo todo, e que ele próprio receitou para seus pacientes. Veja no vídeo abaixo o depoimento da Camila, uma de suas pacientes.

Programa-diabetes-controlado-camila

A melhor parte é que você pode adquirir o Programa Diabetes Controlada por um risco zero. Resumindo, você adquire o programa e com ele ganha de graça uma garantia de 30 dias e mais 30 dias extras. ou seja, você possui uma Garantia Total de 60 Dias, o que representa risco zero para você. Caso não obtenha nenhum resultado ou, simplesmente não queira mais fazer parte do projeto de Controle da Diabetes, basta entrar em contato com o médico Doutor Rocha que ele devolverá o valor gasto sem te fazer nenhum questionamento.

Todo o Programa de Controle de Diabetes é um passo a passo simples e fácil de seguir através de vídeos que o Doutor Rocha preparou para seus pacientes. Você tem opção de assisti-los quando quiser, sem precisar passar horas em filas de consultórios ou gastar fortunas com consultas e medicamentos caros.

É como se você possuísse um médico à sua disposição sempre que precisasse tirar alguma dúvida com ele sobre diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Esse é um programa que já mudou a vida de muitas pessoas, melhorando suas saúde e qualidade de vida maneira simples e natural.

Para saber porque o Programa Diabetes Controlada do Doutor Rocha tem feito tanto sucesso, assista ao vídeo abaixo que ele próprio vai te explicar o motivo.Diabetes-controlada-2