Início Dicas para Emagrecer Dieta Balanceada para Perder Peso

Dieta Balanceada para Perder Peso

100
0
COMPARTILHE

Uma dieta balanceada para perder peso ideal não é algo que está na moda, mas é sim uma tendência mundial. Com o aumento das pesquisas na área de nutrição dos seres humanos, são comprovadas várias formas de se levar uma vida saudável por meio de uma alimentação equilibrada.

Dieta Balanceada para Perder Peso

Dentro das particularidade de cada indivíduo há suas restrições alimentares, mas é unânime os nutrientes que são necessários para o desenvolvimento de um corpo em pleno funcionamento. A quantidade pode variar conforme sua idade, estilo de vida ou doença que acomete.

Dieta Balanceada para Perder Peso

Algumas dicas auxiliam a modificar sua dieta e perder peso de maneira natural, sem passar fome, como muitas outras por aí:

Consuma Outro Tipo de Óleo

Inclua óleos saudáveis nas sua dieta como os obtidos em peixes e sementes oleosas, como nozes, castanhas ou linhaça. São importantes na prevenção de AVC e infartos, além de estimularem o metabolismo. Um dos mais conhecidos é o ômega 3 que, além de ajudar no emagrecimento, também atua no controle da pressão arterial e do colesterol.

Deixe Alimentos Poucos Nutritivos de Lado

Evite frituras como salgadinhos e outras fontes de gorduras saturadas ou trans, como as que estão presentes em bolachas recheadas e alguns chocolates. Estes alimentos possuem altas calorias e pouco valor nutricional.

Coma Mais Frutas e Legumes

Organize-se para comer ao menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias. As frutas e legumes são grandes fontes de nutrientes e energia e, diferentemente de alimentos mais sintéticos, como os suplementos, por exemplo, esse fornecimento é de forma natural e por isso muito melhor absorvido pelo nosso corpo.

Mais atenção com o Café da Manhã

Se você quer ter uma dieta balanceada para perder peso naturalmente, sem sem sofrimento, passe a se alimentar nos horários corretos. O café da manhã, por exemplo, é a refeição mais importante do dia. Se você tem dificuldade para ter um café da manhã tranquilo, procure se organizar. Se for o caso, levante um pouco mais cedo para preparar um café da manhã nutritivo e farto. Assim, a necessidade fazer pequenos lanches durante o dia diminui e seu almoço será muito mais leve e saudável também.

Diversifique o seu carrinho de compras.

Tente adicionar uma variedade de verduras e legumes no seu almoço e jantar. Muitas vezes nos pegamos tentando analisar a quantidade de alimentos saudáveis devemos colocar no prato para poder ter uma dieta balanceada para perder peso. Às vezes basta trocar aquele refrigerante ou cerveja que você costuma tomar por um delicioso suco verde, por exemplo. É uma atitude simples, mas que vai ajudar muito na sua perda de peso.

Tenha Atenção no Tamanho das Porções

O tamanho da porção de carboidratos e amido em uma refeição deve ser do tamanho do seu próprio punho. Manteigas ou geleias são ricas em gorduras e açúcares, sendo que apenas uma pequena quantidade se necessário, sendo que uma porção do tamanho da ponta de seu polegar já é suficiente. Já a porção de proteínas, presentes na carne, no peixe e no frango, deve ter o tamanho da palma da sua mão.

prato perfeito dieta balanceada para perder peso

Atenção para os laticínios. Mesmo sendo fontes de cálcio e vitamina D, também são fontes de gorduras. Dê preferência para queijos com baixo teor de gordura como o queijo fresco, iogurtes e leites desnatados também são os mais indicados. Leite de amêndoas ou soja são uma alternativa saudável como fonte dos mesmo nutrientes.

Evite a ingestão de álcool

As bebidas alcoólicas, apesar de prazerosas e estar sempre ligadas à alusão de prazer e relaxamento, apresentam efeitos ruins para o nosso organismo. Às vezes ingerir uma pequena taça de vinho é até benéfico para a saúde, pois contém uma substância chamada resveratrol, atuante na redução de casos de diabetes, câncer e problemas vasculares.

Mas o grande problema mesmo é o excesso. E um dos órgãos mais afetados diretamente pelo excesso de consumo de álcool é fígado, que tem papel importante na bom funcionamento do nosso corpo.

Evite Excesso de Sal branco Refinado

Busque outras alternativas de temperos. Procure variar seu cardápio pois a variedade te motiva a manter uma dieta da qual você não irá se cansar com facilidade. Se você se exercita regularmente, pode precisar de mais comida do que alguém que não é muito ativo ou sedentário. Neste caso, a visita a um nutricionista esportivo é o mais indicado para te auxiliar.

Procure Beber Muita Água.

O recomendado é de seis a oito copos de água diários. Lembre-se sempre que chás, sucos e refrescos nunca substituem a necessidade de água. O corpo humano é feito na sua maior proporção de água, logo ela essencial para a vida. Além de fazer o transporte de resíduos e nutrientes. Ela também é importante para manter pele e cabelos saudáveis. Caso você faça atividade física, se hidrate com mais frequência.

Adaptando uma Dieta Balanceada para Perder Peso no Dia a Dia

Para resultados mais rápidos, procure se exercitar com frequência e de forma regular. Mesmo uma simples caminhada tem seu valor. Nenhuma perda de peso se consegue com um passe de mágica.

Obter uma dieta equilibrada significa manter uma harmonia com todos os grupo de alimentos que existem, mantendo as porções corretas de ingestão diárias necessária para melhor oferecer as calorias necessárias no seu dia a dia. Caso você tenha dificuldade em harmonizar esses alimentos, procure sempre um profissional da saúde. De preferência um nutricionista ou nutrólogo para melhor te guiar.