Início Dicas para Emagrecer Dieta do Carboidrato: Como Montar uma Própria para Você

Dieta do Carboidrato: Como Montar uma Própria para Você

546
0
COMPARTILHE

A dieta do carboidrato emagrece, mas precisa ser feita com cuidado para não trazer consequências ruins ou efeito rebote. Saiba tudo sobre essa dieta e como montar a sua aqui!

A dieta do carboidrato, também conhecida como dieta low carb, parte do princípio de que um baixo consumo de carboidratos eleva o gasto calórico do organismo, que por sua vez leva à queima de gordura corporal e, consequentemente, à perda de peso.

Nesse programa alimentar, os alimentos fontes de carboidratos são consumidos com cautela, e muitos são substituídos por alimentos pobres nesse nutriente.

Dieta do Carboidrato
Alimentos que Devem ser Evitados na Dieta do Carboidrato

A ideia aqui é diminuir drasticamente a liberação de açúcar no sangue, principal causador do acúmulo de tecido adiposo. Sem tanto açúcar, o organismo consegue trabalhar melhor e eliminar os excessos de toxinas e gorduras.

Além disso, o excesso de carboidrato pode causar uma hiperglicemia, que é o excesso de açúcar no sangue, e que pode levar ao desenvolvimento ou ao agravamento da diabetes mellitus. LEIA TAMBÉM: Como CONTROLAR e REVERTER a Diabetes do Tipo 2 de Forma Natural

Duração da Dieta do Carboidrato

A dieta deve ser seguida por, no mínimo, uma semana. Dependendo do caso, se for preciso perder bastante peso, o cardápio pode ser seguido por mais cerca de 15 dias.

Ultrapassado esse período, faça uma pausa de pelo menos uma semana antes de retornar a dieta, pois a falta excessiva de carboidratos no corpo também pode ser muito prejudicial à saúde.

Dietas prontas muitas vezes exigem alimentos de difícil acesso para determinadas pessoas. Nesses casos, a própria pessoa pode montar um cardápio de acordo com o que pode ou não estar no prato.

Na maioria das vezes é fácil montar uma dieta em que você não precisa passar fome, e pode encontrar os alimentos facilmente em qualquer supermercado. LEIA TAMBÉM: Como EMAGRECER 8 Kg em 1 Mês Sem Precisar Passar Fome

Como montar um cardápio para a dieta do carboidrato?

Existem os alimentos que podem ser consumidos e os alimentos que precisam ser evitados. Confira as duas listas:

Alimentos liberados:

  • Cereais integrais;
  • Carnes e peixes;
  • Ovos;
  • Legumes;
  • Frutas (pequenas porções, pois são ricas em açúcares);
  • Chia;
  • Arroz integral;
  • Lentilhas;
  • Gelatina;
  • Manteiga;
  • Queijos;

Alimentos para evitar ou limitar:

  • Arroz branco;
  • Feijão;
  • Bolachas e biscoitos;
  • Sucos industrializados;
  • Bolos, tortas, doces em geral;
  • Batatas;
  • Açúcar;
  • Apresuntados;
  • Farinha branca e seus derivados;
  • Mandioca;
  • Amido de milho.

Para a dieta dar certo, para limpar o organismo e também perder peso, o grande segredo dessa dieta é o baixo consumo de açúcar e manter a ingestão de fibras. A prática de exercícios físicos regulares também é recomendada, porém devem ser com uma intensidade mais leve, pois o corpo não possui tanta fontes de energia produzidas pelos carboidratos. LEIA TAMBÉM: Como PERDER GORDURA LOCALIZADA Treinando Somente 21 Minutos Por Dia

O ideal é saber substituir os alimentos para não passar fome. Aumente a quantia de carnes e saladas, troque o arroz branco pelo integral, acrescente mais chia na sua dieta.

Opções de alimentos para cada refeição

Para facilitar sua vida na hora de montar o cardápio com baixo índice de carboidratos, separamos um pequeno gruía com os alimentos que podem estar presentes em cada uma das refeições.

Café da manhã:

  • Ovos;
  • Queijos;
  • Bacon;
  • Chás;
  • Salame;
  • Café;
  • Frutas.

Almoço:

  • Salada de folhas;
  • Carne (de vaca, frango ou porco) se acompanhamento de molho;
  • Peixes, camarão, lagosta, caranguejo, mariscos ou mexilhões;
  • Linguiça;
  • Ovos (cozidos, mexidos ou omelete);
  • Arroz integral;
  • Legumes cozidos.

Lanche da tarde:

  • Chás;
  • Queijos;
  • Café;
  • Salame;
  • Pão integral.

Jantar:

  • Saladas;
  • Carnes magras;
  • Queijo.

Sobremesa:

  • Gelatina;
  • Frutas.
Dieta do Carboidrato: Como Montar uma Própria para Você
Alimentos Proibidos na Dieta do Carboidrato

Dieta do carboidrato emagrece, mas precisa de manutenção

Muitas pessoas que fazem essa dieta acabam sofrendo com o efeito rebote, ou seja, quando voltam ao cardápio antigo engordam novamente (podendo até ultrapassar o peso que tinham antes da dieta começar).

A dieta do carboidrato emagrece, mas para evitar o efeito sanfona é preciso manter uma reeducação alimentar mesmo após o término dos 15 dias. LEIA TAMBÉM: Médico Especialista Ensina Como Emagrecer sem Passar Fome.