Início Dieta e Nutrição Dieta dos Pontos: como funciona e como fazer

Dieta dos Pontos: como funciona e como fazer

483
0
COMPARTILHE

A cada temporada surgem novas dietas que prometem eliminar o excesso de peso através de variadas fórmulas. Algumas restringem o leque de alimentos que podem ser consumidos, enquanto que outras balanceiam apenas a quantidade, por exemplo. Mesmo com todas as novidades, certas dietas antigas ainda hoje continuam fazendo sucesso, pois sua fórmula pode ser perfeitamente adequada ao estilo de vida de hoje. Neste post vou falar sobre a dieta dos pontos, que desde a década de 1960 vem fazendo sucesso entre os brasileiros, além de dar algumas dicas que vão te ajudar a perder peso de vez. Confira tudo logo abaixo!

O Que é a Dieta dos Pontos

Foi um médico da Universidade de São Paulo (USP) quem desenvolveu a dieta dos pontos e, desde então, ela vem sendo usada por pessoas que precisam emagrecer, mas preferem soluções mais flexíveis.

De maneira geral, você pode ingerir alimentos de todos os grupos alimentares, porém, cada um deles equivale a uma quantidade de pontos. De acordo com sua idade e peso, são definidos quantos pontos podem ser consumidos por dia, então, para seguir a dieta basta ir contando os pontos ao longo do dia.

dieta dos pontos

Como fazê-la dar certo

Não é porque a dieta dos pontos é flexível que você não precisa levar a sério. Muito pelo contrário, pois para ser eficiente é preciso respeitar as regras que ela estabelece.

O que poderá te ajudar é criar uma espécie de diário alimentar, onde terá que anotar tudo o que consumir, desde o café da manhã até a última refeição.

Através desse controle será mais fácil avaliar os pontos e também analisar o tipo de alimentação que está seguindo, podendo fazer algumas melhorias e adaptações ao longo do período da dieta.

Monte um cardápio de acordo com seu gosto

Com a dieta dos pontos será mais fácil montar um cardápio que esteja de acordo com o seu gosto, ou seja, não será preciso incluir alimentos que não agradem seu paladar.

Dessa forma, seguir a dieta será mais prazeroso e não terá motivos para você burlá-la. Priorize alimentos naturais e mesmo que a lista dos produtos inclua industrializados, tente consumi-los o mínimo possível, pois o ideal é sempre priorizar uma alimentação com frutas, verduras, legumes e proteínas magras.

Alimentos que Funcionam na Dieta dos Pontos

Certos alimentos como gelatina zero açúcar, alface, aspargos, couve, pepino e rúcula podem ser consumidos à vontade, ou seja, não contam pontos.

O ideal é sempre equilibrar é ingerir todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa, mas fazendo um acompanhamento através dos pontos.

Alimentos como gengibre e maçã têm o poder de acelerar o metabolismo, ou seja, ajudam a intensificar a queima de calorias. Então, use-os estrategicamente em sua dieta, pois são considerados alimentos funcionais.

como fazer a dieta dos pontos

Segredos de sucesso

Todas as dietas possuem alguns segredos que permitem que elas funcionem melhor no organismo. O médico Patrick Rocha, conhecido também como Dr. Rocha, criou um método que tem ajudado muitas pessoas a emagrecerem de vez, chamado Emagreça com Dr. Rocha.

Neste guia o médico ensina como usar alimentos estratégicos, que promoverão a saciedade, mas sem o consumo de calorias “vazias”, ou seja, sem o oferecimento de nutrientes ao organismo. As dicas de sucesso de Dr. Rocha poderão ser perfeitamente adaptadas e aplicadas na dieta dos pontos, fazendo com que você emagreça de maneira saudável e definitiva. Quer saber mais sobre esse método? Então acesse o link Como EMAGRECER 8 Kg em 1 Mês Sem Precisar Passar Fome.

Fuja do que não funciona

Provavelmente, você já tenha passado por outros tipos de dieta que deram resultado por pouco tempo ou mesmo nem funcionaram corretamente.

O ideal é escolher alternativas que levem em consideração seu estilo de vida e necessidades nutricionais. Não existem milagres ou mesmo dietas restritivas que funcionem por toda a vida, então, o ideal é seguir realmente o que o Dr. Rocha dissemina através e seu método, que foge das dietas convencionais – que não promovem resultados duradouros.

A dieta dos pontos vale para quem quer investir em uma verdadeira reeducação alimentar e já está cansado de seguir o que não funciona.

E você, já fez alguma dieta que não deu certo? Compartilhe suas experiências nos comentários e não se esqueça de continuar acompanhando as próximas postagens.