Início Frutas Goiaba: 10 Benefícios para a Saúde

Goiaba: 10 Benefícios para a Saúde

860
0
COMPARTILHE

Um dos frutos tropicais mais conhecidos da mesa dos brasileiros, a goiaba possui diversos nutrientes e benefícios para a nossa saúde. Ela é rica em vitamina A, vitamina C, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, cálcio e minerais como o ferro e o magnésio, por exemplo. Além de atuar como um grande agente oxidante em nosso corpo. Em uma porção de 100 gramas ela contém os nutrientes necessários para que você tenha uma alimentação saudável de consumir diariamente. Para conhecer mais sobre essa fruta deliciosa, listamos abaixo os 10 principais benefícios da goiaba para a saúde.

10 Benefícios da Goiaba para a Saúde

Goiaba

1- A Goiaba atua contra o aparecimento de tumores: quando a fruta se apresenta na sua cor vermelha, ela atua nos protegendo contra o aparecimento do câncer de próstata, contra os raios ultravioletas e no aumento da imunidade do nosso organismo. Tudo isso se dá pela presença do licopeno, que é uma substância que geralmente está ligada ao tomate, mas também se encontra em grandes quantidades na goiaba vermelha.

2- A Goiaba Ajuda a Manter uma Boa Pressão Arterial: enquanto o sódio retém líquido no nosso corpo, o mineral potássio atua de forma contrária, liberando todo o excesso desse líquido, deixando somente a quantidade ideal. E a goiaba é rica em potássio, sendo uma fruta primordial para quem deseja sofre com pressão alta e outros problemas causados pelo excesso de sódio no organismo.

3 – Um dos Benefícios da Goiaba é o Combate ao Envelhecimento Precoce: envelhecer é algo que ninguém está imune, porém envelhecer rápido, causado por questões ligadas à má alimentação, estresse, consumo de álcool e outros fatores, é um problema que pode ser evitado. Tudo isso produz substâncias chamadas radicais livres dentro do nosso corpo. Essas substâncias é que causam esse envelhecimento precoce, levando até o surgimento de outros problemas de saúde mais graves, como o câncer, por exemplo. A goiaba atua como um ótimo antioxidante, combatendo esses radicais livres e te devolvendo umas qualidade de vida melhor e reduzindo as chances de desenvolver um câncer ao melhorar a proteção de suas células e do seu DNA, formando uma espécie de escudo.

4 – Consumir Goiaba Frequentemente Aumenta sua Imunidade: por ter 3 vezes mais a quantidade de vitamina C recomendada para o nosso dia a dia, possuindo 228,3 miligramas em cada 100 gramas da fruta, a goiaba  ajuda a combater gripes, resfriados, estresse, doenças dos olhos, doenças cardiovasculares e até o envelhecimento precoce da pele.

5 – A Goiaba Atua na Produção de Hemoglobina: a fruta possui uma boa quantidade de ferro, que é um mineral essencial para a produção de enzimas respiratórias e da hemoglobina. Juntamente com a vitamina C, também presente na goiaba, o ferro é absorvido muito mais rápido pelo corpo, diminuindo as chances do desenvolvimento de uma anemia.

6 – A Goiaba Melhora a Saúde da Pele: a fruta possui uma boa quantidade de retinol, substância derivada da vitamina A e que atua diretamente no combate do envelhecimento precoce da pele. Ela age como um antioxidante, retendo líquido necessário e melhorando a regeneração da pele para que ela fique mais bonita. A vitamina A é tão importante para a pele que é um dos componentes principais pra a fabricação de cosméticos.

7 – A Goiaba Ajuda a Melhorar a Digestão: a cada 100 gramas da fruta, 5 gramas são de fibra dietética, polissacarídeos primordiais para o bom funcionamento do corpo e de uma boa digestão. Para ter uma dieta saudável, em que seu intestino funcione de maneira regulada e sem constipação, insira a goiaba em sua alimentação.

Benefícios da Goiaba

8 – A Goiaba Ajuda no Combate ao Diabetes: as fibras presentes na goiabada também fazem com o que o corpo absorva os açúcares mais lentamente, ajudando na regulação dos níveis de glicose. Isso é muito importante para quem possui diabetes do tipo 2, pois sua alimentação ficará mais saudável e ele reduzirá a quantidade de remédios sintéticos que precisa comprar.

9 – A Goiaba Ajuda no Combate ao Câncer do Cólon: as fibras e gorduras presentes na fruta atuam direto no bom funcionamento do cólon e do reto, ajudando a evitar o desenvolvimento de tumores malignos nessas regiões.

10 – A Goiaba Ajuda a Melhorar a Visão: ao comer goiaba, a vitamina A presente na fruta entra em contato com uma proteína chamada iodopsina, enviando sinais relativos à visão para o nosso cérebro. Esse processo é importantíssimo para a nossa visão, principalmente a noturna, onde há uma necessidade maior de consumo de vitamina A por causa de todo esforço causado pela pouca luz.