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A Importância dos Alimentos Ricos em Vitamina E

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Os alimentos ricos em vitamina E são muito importantes e precisam estar na nossa alimentação diariamente, pois desempenham papel importante na construção de alguns tecidos do nosso corpo, além de auxiliar em funções consideradas vitais no nosso organismo.

A vitamina E é formada por duas classes de moléculas, tocoferóis e tocotrienóis, que nada mais são que antioxidantes poderosos.

Os antioxidantes são responsáveis por limpar nosso organismo dos radicais livres que nos atingem todos os dias. Esses radicais são extremamente prejudiciais à saúde e, inclusive, causam câncer.

Alimentos Ricos em Vitamina E

Vitamina E: Entenda todos os benefícios

Como dito anteriormente, a vitamina tem o poder de proteger o organismo dos radicais livres. Por ser um antioxidante poderoso, podemos afirmar que auxilia o corpo na prevenção do câncer.

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Os radicais livres também causam o envelhecimento precoce das células, ou seja, a vitamina E funciona também como um antirrugas natural. Logo é comum encontrar cosméticos à base desse nutriente.

A vitamina E possui propriedades que aumentam a fertilidade da mulher, sendo indicada em casos de tratamento para engravidar.

A vitamina E também auxilia o corpo na hora de absorver a vitamina A, o que a faz importante em tratamentos onde as pessoas sofrem com algum problema de pele ou nos olhos, por exemplo.

Quantidades recomendadas de vitamina E

A quantidade diária recomendada de vitamina E gira em torno de 15mg por dia.

A ingestão excessiva dessa vitamina pode elevar os riscos de sangramento, já que ela possui uma ação anticoagulante dentro do organismo. O limite máximo de consumo diário fica em torno de 1.000mg por dia.

Essa vitamina não engorda, já que não participa no metabolismo energético do corpo, porém geralmente é encontrada em alimentos mais gordurosos, em óleos vegetais, castanhas e nozes, que são alimentos que, quando consumidos em excesso, podem engordar um pouco.  LEIA TAMBÉM: Como EMAGRECER 8 Kg em 1 Mês Sem Precisar Passar Fome

Os alimentos fontes de vitamina E são, em sua maioria, de origem vegetal, como as oleaginosas, cereais integrais, óleos vegetais e algumas sementes.

Porém, há exceções: Ovos, fígado e as gorduras das carnes também são ricos nessa vitamina. Lembrando que não é aconselhável consumir carnes gordurosas por muitos motivos, pois não são fontes muito saudáveis de energia.

Confira agora uma lista com todos os alimentos que podemos encontrar vitamina E:

Alimentos ricos em vitamina E

  • Pistache: contém 3,5mg de vitamina E em 65 gramas do alimento;
  • Amêndoas: contém 4,5mg de vitamina E em 80 gramas do alimento;
  • Castanha do Pará: contém 5mg de vitamina E em 70 gramas do alimento;
  • Óleo de amêndoas: contém 5mg de vitamina E em 13 gramas do alimento;
  • Amendoim: contém 5mg de vitamina E em 70 gramas do alimento;
  • Óleo de girassol: contém 7mg de vitamina E em 13 gramas do alimento;
  • Avelã: contém 15mg de vitamina E em 70 gramas do alimento;
  • Semente de girassol: contém 17mg de vitamina E em 30 gramas do alimento;
  • Óleo de gérmen de trigo: contém 17mg de vitamina E em 30 gramas do alimento.

Deficiência de vitamina E: Causas e Sintomas

A deficiência de vitamina E pode acontecer em pessoas que não conseguem absorver a gordura dos alimentos, o que geralmente ocorre com bebês prematuros que nasceram abaixo do peso ideal, ou com adultos que sofrem de alguma desordem grave de metabolismo de gordura. LEIA TAMBÉM: Como PERDER GORDURA LOCALIZADA Treinando Somente 21 Minutos Por Dia

Os sintomas da falta de vitamina E no organismo são geralmente caracterizados por problemas neurológicos, causados por condições nervosas prejudicadas.

A Importância dos Alimentos Ricos em Vitamina E

Em casos de pessoas que não conseguem absorver as gorduras na digestão, a suplementação de vitamina E se faz necessária, mas é importante consultar um médico antes, para que se tenha uma dieta adequada para o seu corpo e metabolismo.

Quem não sofre nenhuma desordem no metabolismo consegue facilmente adquirir as quantidades de vitamina necessárias através de uma dieta equilibrada com alimentos ricos em vitamina E.

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