Início Frutas Maçã: 10 Benefícios Para a Sua Saúde

Maçã: 10 Benefícios Para a Sua Saúde

734
0
COMPARTILHE

A maçã é uma das frutas mais cultivadas em todo o planeta. Originária da Ásia Ocidental, a fruta é muito usada em dietas porque tem ajuda muito no emagrecimento. A fruta possui vitamina A, ferro, vitamina C, magnésio, potássio, cálcio, proteína e outros nutrientes que atuam melhorando a digestão e controlando outras doenças. Entre os nutrientes mais importantes presentes na maçã estão a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol.

Conheça os 10 Benefícios da Maçã para a Saúde

maçã

1 – Consumir Maçã Ajuda a Prevenir Problemas Respiratórios: a quercetina, que é um antioxidante encontrado na pele da maçã, melhora a sua saúde pulmonar. Estudos revelaram que crianças que sofriam com asma, e tomaram suco de maçã com uma certa frequência, melhoraram muito sua saúde pulmonar. Inclusive, foi constatado que mulheres que consomem uma boa quantidade dessa fruta diariamente tem menores chances de terem filhos com asma ou outros problemas pulmonares.

2 – Benefícios da Maçã no Combate ao Câncer: os triterpenóides, flavonóides, quercitina, pectina e a naringina são substâncias encontradas na maçã e que, de acordo com alguns estudos, atuam no combate contra o câncer de mama, fígado, cólon e pulmão. Segundo essas pequisas, aqueles consumiam maçãs com uma certa frequência tinham de 30 a 50% menos chances de desenvolveram alguma destas doenças cancerígenas.

3 – Comer Maçã Ajuda a Combater Gripes e Resfriados: a quantidade de vitamina C na maçã é importante para a prevenção e combate de gripes e resfriados. A vitamina C atua na defesa do nosso sistema imunológico, e a cada 100 gramas de maçã encontramos cerca de 7 miligramas dela. Isso equivale a 15% da quantidade de vitamina C recomendada para o consumo diário.

4 – A Maçã Ajuda a Reduzir o Colesterol: a pectina presente nessa fruta ajuda a reduzir os níveis de LDL, considerado mau colesterol. Essa fibra faz com que o corpo transforme esse colesterol em energia e o utilize em atividades comuns, ao invés de armazená-lo. Estudos comprovaram que ao consumir cerca de três maçãs diariamente, o nível de colesterol de um adulto pode diminuir 15%.

5 – Benefícios da Maçã Contra o Diabetes: em alguns estudos realizados foi verificado que o fornecimento de ácido galacturônico através da pectina, substância presente nesse fruto, ajuda no controle dos níveis de insulina do nosso corpo. Essa descoberta é importante para quem possui diabetes do tipo 2, pois pode ser usada no seu tratamento.

6 – Benefícios para a Perda de Peso: o ácido ursólico e as fibras presentes na casca estão relacionados ao desenvolvimento muscular, ao aumento de massa magra e à queima de gordura. Foi comprovado que pessoas que consomem cerca de três maçãs diariamente tem mais chances de emagrecer do que as que não consomem nenhuma quantidade da fruta.

7 – Benefícios Contra o Alzheimer: a produção de acetilcolina e a presença de quercetina fazem da fruta um ótimo aliado na luta contra o Alzheimer. Essa substâncias protegem as células nervosas e funcionam como antioxidante eliminando os radicais livres do nosso DNA. A casca é onde se encontram as maiores quantidades de quercetina.

benefício da maçã

8 – Comer Maçã Ajuda a Manter Você Saciado: as fibras dietéticas presentes na frutas são muito mais difíceis de serem digeridas, se compararmos com outros nutrientes. Isso faz com que a maçã seja uma boa fonte de alimentação saudável e que possui poucas calorias (apenas 52). Nesse caso ela é uma grande aliada em dietas de perda de peso ou reeducação alimentar.

9 – Ajuda a Curar Problemas Estomacais: as fibras presentes nessa fruta trabalham desenvolvendo uma espécie de gel, que formam uma capa protetora na parede estomacal. Essa proteção age na cicatrização de úlceras gástricas, além de aliviar dores causadas pela gastrite.

10 – Benefícios da Maçã para as Corda Vocais: de acordo com muitos fonoaudiólogos, a fruta possui uma propriedade adistringente, que consiste em limpar a garganta assim que ela é consumida. A boca e a faringe são as principais beneficiadoras desse processo, pois ela evita que a saliva grossa consiga chegar até a laringe e assim prejudicar as cordas vocais. Ela faz uma espécie de limpeza geral, evitando que algumas secreções possam prejudicar a articulação das palavras.

Você tem alguma receita ou dica de remédio natural relacionado à maçã? Deixe sua resposta na caixa de comentários abaixo.