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Magnésio – Saiba Agora a Importância desse Mineral

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O magnésio é um mineral importante para os músculos, nervos e para a contração vascular. Ele é um dos minerais mais importantes para o funcionamento do corpo humano, pois é através dele que ocorrem quase todos os os processos bioquímicos como o correto funcionamento das enzimas, a produção de proteínas  e a produção e o transporte de energia através do corpo. Dentre as principais funções do magnésio, algumas delas são:

– Controlar a Pressão Arterial: o magnésio previne a hipertensão pois ele regula bem o fluxo sanguíneo e a pressão arterial. Isso influencia ainda na boa saúde do coração.

– Combate o Estresse: o mineral é um ótimo produtor do neurotransmissor serotonina, responsável por causar uma sensação de bem-estar no nosso cérebro.

– Ajuda a Combater o Diabetes: ele trabalha regulando os níveis de insulina e glicose do nosso corpo, fazendo com que ele seja um grande aliado no combate ao diabetes.

– Ajuda na Saúde dos Ossos: também atua na absorção de vitamina D do organismo, nutriente importante para que os ossos consigam consumir a quantidade necessária de cálcio para o seu bom funcionamento.

ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO

alimentos fonte de magnésio

Uma dieta rica em magnésio é essencial para que o organismo possa realizar suas funções básicas e, inclusive, absorver bem outros nutrientes. Os alimentos fontes de magnésio geralmente são os vegetais como a amêndoa, a avelã, a castanha, banana, granola, aveia e as sementes. Na origem animal, os alimentos ricos nesse mineral são algumas carnes, leite e furtos do mar, como os peixes salmão e linguado.

DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO NO ORGANISMO

É raro encontrar um organismo deficiente desse nutriente, mas ela pode acontecer com pessoas que sofrem de diabetes, alcoolismo, doenças do fígado e vômitos constantes. Os sintomas mais comuns dessa deficiência são os enjoos, a pele seca, tontura, músculos fracos e muita sonolência.

Como é um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo, a deficiência de magnésio pode ocasionar problemas como a acne, anemia, diabetes, depressão, AVC ou disritmia cardíaca. E esse problema geralmente está associado à baixa quantidade de potássio e cálcio no organismo.

EXCESSO DE MAGNÉSIO NO ORGANISMO

De um modo geral, o excesso desse mineral não traz dano à saúde das pessoas. Porém, quem apresenta alguns problemas no coração ou nos rins devem ficar atentos à quantidade desse mineral ingerida diariamente. Geralmente isso se dá através da suplementação, e o sintomas são os músculos fracos, depressão, problemas respiratórios e alteração nos batimentos cardíacos, além de deixar o organismo com uma certa toxicidade.

alimentos ricos em magnésio

QUANTIDADE DIÁRIA DE MAGNÉSIO RECOMENDADA

Mesmo que seu excesso não seja considerado algo perigoso na maioria das pessoas, é importante consumir a dose correta de magnésio diariamente para que o corpo possa funcionar perfeitamente. Para os homens e para as mulheres grávidas recomenda-se cerca de 350 miligramas por dia. Para as mulheres ideal é que seja consumido cerca de 300 miligramas diariamente. Em alguns casos pode haver a suplementação, mas isso deve ser prescrito por um médico.