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Manga Engorda ou Emagrece?

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Um dos maiores mitos relacionados às dietas diz que a manga engorda. Muitas vezes já ouvimos falar que a fruta é rica em calorias e gorduras e por conta de tudo isso o melhor é retirá-la do cardápio semanal. Assim como todas as outras frutas, a manga é fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para a manutenção do corpo e, como todos os outros tipos de alimentos, se consumida em quantidades moderadas só resultará em benefícios para o seu organismo.

Pensando em esclarecer melhor as qualidades nutricionais da manga e acabar com esse mito de que ela engorda, resolvi fazer esse post para te mostrar todos os pontos positivos dessa fruta típica brasileira que pode ser encontrada facilmente ao longo de todo o ano.

Manga engorda

Afinal, Manga Engorda?

A fruta é rica em carboidratos, essenciais que sejam consumidos para termos energia, além de oferecer boas doses de vitaminas A e C. Fibras, ferro e antioxidantes também estão presentes em sua composição. Mesmo oferecendo tudo isso, e muitos outros benefícios, ainda há pessoas que se preocupam apenas em dizer erroneamente que a manga engorda.

Mesmo tendo carboidratos, pode ficar tranquila ao consumir uma manga porque ela não o fará engordar, pelo contrário, fará bem ao seu coração, fortalecerá o sistema imunológico e é muito menos calórica do que muitos alimentos consumidos no dia a dia.

Para você que vive de dieta e contando as calorias, a dica é observar a variedade da fruta, pois cada uma tem um nível calórico. Por exemplo, 100 gramas da variedade Palmer têm 72 calorias, enquanto que a mesma porção da tommy contam com apenas 51. Então, quando te perguntarem se a manga engorda ou não, a melhor resposta é dizer que em uma dieta equilibrada nenhum alimento saudável resultará em ganho de peso.

Propriedades Nutricionais da Manga

Você sabia que os antioxidantes são muito benéficos na prevenção do câncer e que a manga é rica em antioxidantes como quercetina, fisetina e ácido gálico? Estudos já comprovaram tudo isso e ainda apontaram que esses e outros antioxidantes presentes na manga são eficientes na prevenção de câncer de pulmão e boca.

Além disso, por ser rica em fibra ela pode ser associada também à diminuição do chamado colesterol ruim. A vitamina B6, presente em grandes quantidades na fruta, é ótima para o sistema nervoso e para a manutenção da atividade cerebral.

Benefícios da Manga Contra a Diabetes

Uma das principais doenças que acometem os brasileiros é a diabetes, que não consegue manter as taxas ideias de açúcar no sangue. Mesmo apesar dos avanços médicos, ela pode comprometer o bem-estar de pessoas de qualquer faixa-etária e o seu tipo 2 pode ser evitado ou mesmo controlado com a adoção de hábitos saudáveis, como o que é proposto pelo Dr. Rocha em seu Programa Diabetes Controlada. Quer saber mais sobre esse programa de Controle da Diabetes? Então clique no link abaixo.

Outra dica importante é que a manga pode ajudar no controle de quem já tem a diabetes, pois ela contém um antioxidante que diminui a absorção de glicose pelo organismo, além de polifenóis que também reduzem a taxa de açúcar no corpo.

Importância das Frutas na Alimentação

As frutas devem ser consumidas ao longo de toda a vida, pois são nutritivas, de baixo valor calórico e estão disponíveis em variedades que costumam agradar aos mais variados paladares. A OMS (Organização Mundial de Saúde), diz que é preciso ingerir entre 3 e 5 porções de frutas todos os dias para se manter uma dieta saudável e equilibrada.

Mantenha uma Vida Saudável

Antes de se preocupar se a manga engorda e deve ser eliminada do seu cardápio, lembre-se de que para manter um corpo em forma é preciso equilibrar duas coisas: alimentação saudável, sempre focada na absorção dos melhores nutrientes e nunca pautada na contagem de calorias, além da prática regular de exercícios físicos, que podem ser feitos regularmente em academias, parques ou mesmo em sua própria casa, como ensina o Método Corpo de 21 criado por Olivia Andriolo, profissional da área da saúde. Para mais informações sobre esse método clique no link abaixo.

Receitas Saudáveis e Variadas

A manga é um ingrediente versátil e que pode ser explorado em diversos pratos, doces ou salgados. Que tal aproveitá-la fresca para ser consumida como sobremesa no lugar de doces cheios de gordura, calorias e pobres em nutrientes? Para variar de vez em quando, você também poderá usá-las em mousse ou mesmo em um smoothie super saudável e refrescante. Use sua criatividade também para incluir a fruta em saladas e pratos com frango ou camarão, por exemplo.

Esqueça os Mitos

Se você estiver um pouco acima do peso, mas quer entrar em forma, sempre procure usar alternativas saudáveis. Fuja de dietas mirabolantes e que prometem redução de peso de maneira rápida e fácil, pois isso poderá comprometer sua saúde. Aposte sempre no equilíbrio e em métodos voltados para o seu bem-estar, como o que é desenvolvido no projeto Emagreça com Dr. Rocha. Quer emagrecer com saúde? Então clique no link abaixo e fique por dentro agora mesmo desse maravilhoso projeto.

E você, ainda tem dúvidas se a manga engorda ou não? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe essas informações com os amigos e familiares.