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Manganês

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O manganês é um mineral importante para o corpo, pois trabalha para que o metabolismo funcione de maneira correta, auxilia para o bom funcionamento do sistema reprodutivo, no processo de formação dos tecidos ósseos e conjuntivos, e na absorção de nutrientes. O manganês também é responsável por ativar enzimas que regulam as gorduras, as proteínas e os polissacarídeos no corpo, além de ajudar na proteção do fígado.

ALIMENTOS RICOS EM MANGANÊS

alimentos ricos em manganês

As principais fontes de manganês são os grãos, as frutas e as verduras. Entre eles está o abacaxi, o chá verde, a batata, a aveia, a amêndoa, o arroz integral, a banana e algumas oleoginosas. Também encontramos boa quantidade de manganês em alguns frutos do mar, mas devem ser consumidos com moderação devido sua grande quantidade de colesterol.

DEFICIÊNCIA DE MANGANÊS NO ORGANISMO

A deficiência de manganês no organismo nos faz sentir uma queda no bom funcionamento do metabolismo, afetar o sistema reprodutor, causar perda de peso repentina e afetar o fígado. Pessoas que sofrem com excesso de transpiração e doenças hepáticas podem apresentar um pré-disposição à dificuldade de reter o manganês no corpo. Entre os sintomas estão as náuseas, a queda de cabelo, elevação de açúcar na corrente sanguínea, anormalidades no pâncreas e até a infertilidade.

EXCESSO DE MANGANÊS NO ORGANISMO

O manganês é um mineral importante para o corpo, mas seu excesso pode ser tóxico para o organismo. Entre os problemas apresentados na overdose desse mineral estão doenças psiquiátricas, que podem levar o paciente a um estado de irritabilidade e alucinações. Pode causar ainda problemas renais, no fígado, no sistema nervosos central e à impotência. A dose recomendada é de cerca de 2 miligramas por dia.