Início Frutas Melão Engorda ou Faz Emagrecer?

Melão Engorda ou Faz Emagrecer?

4593
0
COMPARTILHE

Muita gente se pergunta se o melão engorda. Isso acontece porque mesmo sendo rica em água, a fruta é bastante doce, o que gera a dúvida.

Melões são da família das melancias, ou seja, frutas que carregam muita água e poucas calorias. Uma xícara de melão picado tem, aproximadamente, 50 calorias, ou seja, é preciso consumir muita fruta para que a densidade energética seja considerável.

A fruta, por ser rica em água e fibras, ajuda a manter o corpo saciado, o que combate a compulsão e a vontade de comer, e mantêm estáveis as calorias da dieta de quem precisa emagrecer.

melão engorda

Dessa forma, o melão pode ser consumido entre as principais refeições, como lanche da manhã ou da tarde.

É comum as pessoas falarem que o melão engorda porque a fruta, que não é pequena, pode apresentar cerca de 280 calorias apenas. Visto que ninguém é capaz de comer um melão inteiro de uma só vez, a quantidade de calorias ingeridas por porção é bem razoável.

Os Nutrientes do Melão

Os nutrientes presentes no melão são muito importantes para a dieta do ser humano, principalmente para aqueles que estão restringindo o cardápio, mas não querem sofrer com carência de substâncias.

Os principais componentes do melão são:

  • Vitamina A (cerca de 35% da necessidade diária de um pessoa)
  • Vitamina C (cerca de 37% da necessidade diária)
  • Potássio
  • Ácido fólico
  • Selênio

A fruta contém também 7 gramas de fibras, o que mantém a sensação de saciedade e garante bom funcionamento do intestino. Além disso, por ser rico em nutrientes, o melão sacia bem mais do que um alimento “pobre” nessas substâncias.

LINKS RECOMENDADOS

Quando nos alimentamos de comidas saudáveis, independente do fornecimento calórico, nos saciamos mais do que quando comemos alimentos ruins, isso tudo graças às vitaminas e aos minerais.

Outros Benefícios do Melão:

O melão é de digestão rápida, basicamente demora o mesmo tempo para ser digerido que um suco de frutas (entre 15 minutos e meia hora). Esse tipo de alimento é o mais recomendado para ser consumido pelo período da manhã.

De manhã nosso corpo passa por um processo natural de desintoxicação, chamado ciclo de eliminação. Durante esse processo, nosso organismo despende energia para eliminar toxinas, portanto, ingerir um alimento de fácil digestão garante economia de energia para que esse processo de desintoxicação seja plenamente satisfatório.

Melão Engorda ou Emagrece?

Uma xícara de melão picado é uma ótima opção de lanche pela manhã ou a tarde. Você pode, inclusive, combinar o melão com outras frutas e montar uma salada, incrementando com iogurte (light ou desnatado), mel ou suco de laranja.

Saber utilizar do melão como um aliado pode sim te ajudar a perder peso. Ao invés de comer bolacha água e sal (que muitas vezes possui gordura trans) prefira uma fatia de melão com aveia e mel.

melão engorda ou emagrece

Porém, nunca substitua as principais refeições por melão. O corpo precisa de outros nutrientes que só encontramos e diferentes alimentos, como carnes, carboidratos, verduras e vegetais.

Ou seja, se alguém disser que melão engorda, é mentira! O melão emagrece quando você opta por ele ao invés de alimentos calóricos, e saber auxiliá-lo à sua dieta é a melhor forma de perder peso rápido.