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7 Motivos para Realizar Atividades Físicas Regulares

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Realizar atividades físicas regulares não é indicado somente para perder peso e gordura localizada. A prática regular de exercícios físicos influencia muito na sua saúde, porque o organismo faz com que toda a sua estrutura trabalhe de maneira mais eficaz para te proporcionar o melhor desempenho em todas as atividades que você fizer. A pessoa que pratica atividades físicas regulares se sente muito mais preparada, tanto físico quanto mentalmente, para realizar qualquer tarefa do dia a dia se a compararmos com quem leva uma vida sedentária.

E os benefícios de realizar atividades físicas com frequência pode ir muito além de corpo e mente. Isso porque quando nosso corpo se mantém em movimento regularmente, realizando atividades de impacto e que exigem o máximo de desempenho dele, o organismo começa a a liberar dopamina e serotonina, duas substâncias que influenciam nas sensações de bem estar e prazer, além de ajudar a melhorar o foco e a produtividade de um modo geral. Essas funções, de acordo com alguns estudos, influenciam no modo com as pessoas definem a palavra felicidade.

atividades físicas

Mas é importar ressaltar que não basta apenas realizar atividades físicas com certa regularidade se não há uma alimentação adequada. O consumo de alimentos saudáveis é a base para que as atividades físicas sejam melhor desempenhadas, além de ajudar no processo de regeneração de todos os tecidos no corpo. Seja para perder barriga, ganhar massa muscular, ou simplesmente melhorar sua qualidade de vida, uma boa alimentação aliada com a pratica de exercício físicos regulares é, comprovadamente, a chave para que você construa e mantenha uma saúde impecável.

7 Motivos para Realizar Atividades Físicas Regulares

1. Começar é Muito Fácil: muitas pessoas colocam empecilhos para começar e se exercitar, porém começar a praticar atividades físicas regularmente é muito mais fácil do que parece. Mudar alguns hábitos diários como, por exemplo, trocar a subida de elevador pela escada, trocar uma curta viagem de ônibus por uma caminhada, ou simplesmente caminhar pelas ruas com seu animal de estimação são boa maneiras de começar a fazer exercícios.

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2. Ajuda a Manter uma Boa Saúde: segundo alguns estudos científicos, ao realizar ao menos duas horas de intensas atividades físicas semanalmente, aliadas a cerca de 30 minutos de atividades aeróbicas (caminhada ou corrida como exemplo), o corpo tende a evitar uma série de doenças e complicações que afetam a saúde. No caso de portadores de doenças como o diabetes, osteoporose, doenças cardíacas ou obesidade, também é indicada a prática de exercícios físicos, porém há a necessidade do acompanhamento de um profissional da área de saúde.

3. Combate o Sedentarismo: realizar, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas intensas diariamente já é suficiente para que o corpo deixe de ser sedentário e passe a colher os frutos de uma qualidade de vida muito melhor. Esse período não precisa ser exatamente contínuo, podendo ser dividido em dois ou três períodos de grande intensidade durante o dia.

4. Ajuda a Melhorar o Humor e a Combater a Depressão: praticar exercícios físicos regulares não influencia somente na perda de peso, mas também no seu humor. Durante a realização dos exercícios o corpo libera substâncias que combatem os sintomas da depressão, ansiedade e estresse, trazendo bom humor e uma sensação de prazer. E essa sensação não ocorre somente durante a prática das atividades físicas, mas continua por muitos dias depois.

5. Ajuda a Emagrecer: praticar exercícios físicos com frequência é muito importante para quem deseja perder peso com saúde. Como o corpo necessita do máximo desempenho, ele começa a transformar a gordura em energia, a eliminar os radicais livres através do poros e absorver melhor os nutrientes. Esse processo faz com que o metabolismo fique cada vez mais acelerado e, consequentemente, ocorra uma queima mais rápida de gordura e melhora no desempenho muscular.

10 Motivos para Realizar Atividades Físicas Regulares

6. Melhora a Saúde do Coração: ao praticar atividades físicas regularmente a pressão das artérias passa a ser estabilizada, melhorando o funcionamento do coração e ajudando a evitar problemas como infarto ou a insuficiência cardíaca, por exemplo. Além disso aumenta a sobrevida do coração, fazendo com que ele não fique sobrecarregado.

7. Melhora a Capacidade Pulmonar: ao praticar exercícios físicos com frequência os músculos das vias respiratórias, juntamente com as células pulmonares, passam a buscar um melhor desempenho para suprir a grande necessidade de oxigenação de todas as células. Isso faz com que o corpo melhore muito mais a absorção de ar por todos os tecidos, ajudando a evitar doenças como asma e bronquite.

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