Início Nutrientes de A a Z Potássio – A importância Desse Mineral para a Saúde

Potássio – A importância Desse Mineral para a Saúde

1338
0
COMPARTILHE

O potássio é um mineral importante para que o nosso organismo ao realizar as contrações musculares, produzir energia, na absorção de proteínas e no bom equilíbrio das células e dos nervos. Ele tem ainda papel importante na saúde do coração e da pressão arterial, pois junto com o sódio eles conseguem manter o equilíbrio da quantidade de água que precisamos para sobreviver com saúde. Então se você sofre de problemas de hipertensão, considere incluir o potássio em sua dieta alimentar.

ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO

alimentos ricos em potássio

O potássio geralmente se encontra nos vegetais e é importante que ele faça parte da alimentação diariamente, pois ajuda na obtenção de energia necessária para o bom funcionamento dos músculos. Se você pratica exercícios físicos regulares, esse mineral será primordial para prevenir câimbras. Entre as principais fontes está a banana, a berinjela, o espinafre, a lentilha, o amendoim, a beterraba, o tomate, pepino, abacate, cenoura e a pera. Existem também boas fontes em alimentos de origem animal, como a sardinha, o leite e a carne de boi. É interessante combinar com alimentos ricos em magnésio, pois é outro mineral que tem funções parecidas com o potássio e ajuda no bom funcionamento do corpo.

DEFICIÊNCIA NO ORGANISMO

O potássio é um mineral importante e sua deficiência pode causar um problema chamado hipocalemia. Muitas vezes isso se dá pela perda desse nutriente por causa de vômitos, diarreia e urina excessiva causado pelo consumo de produtos e alimentos diuréticos, laxantes e outras combinações que fazem com que o corpo perca muito líquido rapidamente. os sintomas mais comuns são a fraqueza muscular, cansaço excessivo, alteração no ritmo cardíaco e constipação.

EXCESSO NO ORGANISMO

O excesso de potássio no organismo não foi apontado como um fator grave, porque o organismo normalmente coloca para fora a quantidade que não vai utilizar. Ao menos que o indivíduo possua problemas renais, pois nesse caso uma quantidade maior do que a recomendada desse mineral poderia causar danos que podem ser fatais. mesmo sendo um indivíduo saudável, é importante também não exceder seu consumo para evitar o risco de combinações como essa dos rins.