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Quais são os Alimentos Ricos em Carboidratos

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Os alimentos ricos em carboidratos são aqueles feitos a partir de cereais e farinhas, e que possuem alto teor energético, sendo responsáveis por diversas funções importantes no nosso corpo. Descubra aqui quais são e como consumi-los sem engordar ou comprometer a dieta!

Os carboidratos são, muitas vezes, considerados os vilões da boa forma e do emagrecimento, mas não se deixe enganar facilmente porque esse nutriente também é fundamental para que você possa manter uma alimentação saudável.

Alimentos Ricos em Carboidratos

Principal fonte energética, o carboidrato é o combustível de todo o nosso corpo. Sem ele não conseguiríamos desempenhar tarefas rotineiras e simples do dia-a-dia e muito menos realizar exercícios físicos mais intensos e que exigem uma boa carga de energia.

O excesso de Alimentos Ricos em carboidratos

A ingestão exagerada deste tipo de alimento leva sim ao acúmulo de gordura pelo corpo, já que o organismo acredita ser importante estocar uma fonte energética caso falte no futuro, e essa fonte acaba sendo armazenada na forma de gordura, o que pode prejudicar o funcionamento de várias células e órgãos.

Por outro lado, uma dieta pobre em carboidratos, ou dieta low carb, pode levar ao temido efeito rebote, ou seja, na próxima vez que a pessoa consumir algum dos alimentos aqui citados, o corpo passará a estocar esse carboidrato para garantir caso ocorra uma possível falta de energia no futuro. É como se fosse uma precaução que o corpo toma para que não fique sem reserva de energia.

Cada caso funciona de uma maneira, mas um bom exemplo de consumo adequado de carboidratos seria comer entre 200 a 300 gramas desse nutriente se estiver seguindo uma dieta de 2000 calorias por dia.

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E como existem dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos, vejamos a seguir a diferença entre ambos e em quais alimentos podemos encontra-los:

Alimentos ricos em Carboidratos Simples

Os carboidratos simples são mais pobres nutricionalmente falando, pois durante o processo de industrialização são refinados e processados de forma que perdem muito das suas qualidades.

Geralmente esses alimentos são ricos em açúcar e pobres em diversos nutrientes, o que faz com que não forneçam a reserva de energia adequada para o nosso corpo.

Entre os carboidratos simples podemos citar:

  • Açúcar refinado
  • Pão branco (tradicional)
  • Geleias
  • Arroz branco
  • Macarrão tradicional
  • Refrigerantes
  • Cereais matinais
  • Uvas passas

Por serem alimentos muito processados, eles precisam de menor esforço por parte do organismo na hora da digestão, de forma que não garantem a saciedade por muito tempo. Por isso é normal que você sinta fome logo após consumir um desses alimentos.

E eles apresentam ainda níveis mais altos de índice glicêmico, já que o açúcar cai rapidamente na corrente sanguínea. Pessoas com diabetes ou que tenham histórico familiar da doença precisam de atenção redobrada ao consumir esses alimentos.

Alimentos Ricos em Carboidratos Complexos

Os carboidratos complexos são aqueles que foram menos processados pela indústria e receberam menos açúcares, sendo considerados as melhores fontes de energia para o nosso corpo. São chamados, inclusive, de integrais.

Alguns desses carboidratos complexos são:

  • Cereais integrais
  • Arroz integral
  • Macarrão integral
  • Pão integral
  • Grãos (grão de bico e lentilha, por exemplo).

Os alimentos desse grupo precisam a uma digestão mais lenta pois são ricos em fibras (mantêm a saciedade por mais tempo e regulam o intestino). Por serem menos açucarados, são mais recomendados para pessoas diabéticas.

Quais são os Alimentos Ricos em Carboidratos

Em geral, esse grupo de carboidratos também é mais rico em outros nutrientes, como vitaminas, ferro e minerais.

Como consumir alimentos ricos em carboidratos

Para consumir carboidratos é importante priorizar aqueles considerados complexos (ou integrais) e livres de açúcar, preferencialmente.

Os alimentos ricos em carboidratos são importantes fornecedores de energia para o organismo, mas devem ser consumidos com moderação e na versão integral, que é rica em fibras e outros nutrientes benéficos para a saúde.

Consumir carboidratos em uma dieta de emagrecimento também é importante, pois o copo precisa funcionar bem e fornecer a energia necessária que possa realizar atividades físicas regulares.

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