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Reeducação Alimentar para Perder Peso

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Quando os quilinhos a mais começam a incomodar ou surge uma necessidade de emagrecer por causa da saúde, é comum recorrer as inúmeras dietas que existem espalhadas por aí. É dieta da sopa, dieta dos pontos, dieta do suco… A grande maioria delas funciona sim, mas uma reeducação alimentar para perder peso que vai fazer com que os resultados da dieta sejam mais saudáveis e durem mais tempo.

Fazer uma reeducação alimentar para perder peso é o melhor que você pode fazer para a sua saúde. Esse é um processo contínuo porque o corpo precisa se adaptar à nova rotina de comer nos horários certos, se alimentar de forma saudável e saber evitar os alimentos poucos nutritivos de maneira natural. O risco de engordar após fazer uma reeducação alimentar é muito pequeno, porque o corpo e a mente vão se acostumando aos poucos a escolher os melhores alimentos. Diferente das dietas da moda, que fazem com que o corpo perca peso muito rápido, mas são ruins para queimar gordura e fazer com que o peso anterior não retorne.

Reeducação Alimentar para Perder Peso

Como Iniciar uma Reeducação Alimentar para Perder Peso

Ao iniciar uma reeducação alimentar para perder peso é preciso ter foco e determinação para não se auto-sabotar e desistir no meio do caminho. Os primeiros dias são os mais difíceis, porém se o plano alimentar for seguido de maneira correta o resultado aparecerá muito mais rápido. Faça uma pequena mudança a cada semana, pois só dessa forma que a mente e o corpo vão se acostumar com os novos hábitos alimentares.

Veja abaixo alguns passos para conseguir iniciar uma reeducação alimentar para perder peso.

1. Beba Bastante Líquidos

Consumir líquidos com frequência ajuda o corpo a eliminar diversas impurezas, e fazem com que o organismo libere a gordura acumulada juntamente com outras substâncias que dificultam o emagrecimento. O líquido mais recomendado é a água natural, porém beber sucos naturais sem açúcar, água de coco, isotônicos e chás também ajudam a hidratar o corpo e facilitam na reeducação alimentar.

Mas beba somente líquidos naturais, porque bebidas como sucos de caixinha e refrigerantes contém altos níveis de açúcar e ainda podem causar desidratação.

2. Coma nos Horários Certos

Para que seu corpo se adapte à reeducação alimentar para perder peso facilmente, o ideal é que os alimentos sejam consumidos de 3 em 3 horas. Dessa maneira o corpo consegue processar melhor os alimentos e absorver os nutrientes de forma correta. Ainda faz com que o organismo se torne mais acelerado e a digestão mais rápida. Mas para isso é importante se alimentar nos horários corretos, evitando grande intervalos entre uma refeição e outra, e consumir porções pequenas a cada vez que for se alimentar.

Muitas vezes não é fácil parar em determinadas horas para se alimentar, mas procure reservar tempo necessário para comer sem pressa e facilitar a digestão. Caso não seja possível ter em mãos algo como um iogurte natural e cereais no intervalo entre o café da manhã e o almoço, por exemplo, tenha sempre uma fruta ou barra de cereais na bolsa, assim você não deixará de seguir seu plano alimentar por causa da falta de tempo.

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3. Saiba Escolher os Alimentos

Saber escolher os alimentos corretos, evitando o consumo de comidas industrializadas, é o ponto principal de uma boa reeducação alimentar para perder peso. No início é comum a dificuldade para evitar alimentos processados, doces, bebidas industrializadas e outras comidas que dificultam o emagrecimento.

Nesse caso o aroma dos alimentos precisa ter uma atenção especial, porque é através dele que a comida se tornará mais interessante ou não. Da mesma forma que as lanchonetes e restaurantes fazem de tudo para conquistar seus clientes com o cheiro da comida, você também deve fazer o mesmo ao cozinhar seus alimentos. Prepare as refeições pensando não somente nos nutrientes que ela fornece, mas também na melhor maneira de deixar o prato com sabor e aroma atrativos. Um exemplo é a salada, que ao invés de temperar com sal, você pode usar azeite de oliva, limão e vinagre de maçã para deixá-la ainda mais saborosa. Aprender novas receitas de pratos simples como sopa e canja, por exemplo, também é uma forma de dar mais sabor e variedade aos alimentos.

Dica de Cardápio para Perder Peso com Reeducação Alimentar

Em um cardápio de reeducação alimentar para perder peso você pode, como exemplo, consumir os seguintes alimentos:

Café da manhã:

  • 1 banana, 1 xícara de chá verde ou chá de hibisco sem açúcar e duas torradas;
  • ou meio abacate, 200 ml de suco de laranja e 1 fatia de pão integral;
  • ou 1 salada de frutas com quinoa e granola.

Colação:

  • Meio mamão;
  • ou 1 banana;
  • ou 1 iogurte natural com aveia.

Almoço:

  • Salada grega e dois ovos cozidos;
  • ou uma concha de lentilha, purê de batata e 1 peito de frango grelhado;
  • ou um salmão grelhado, duas colheres de arroz integral e salada com alface, tomate, rúcula e berinjela.

Lanche da Tarde:

  • 1 iogurte natural misturado com uma colher de mel;
  • ou 1 maçã;
  • ou uma fatia de melancia.

Jantar:

  • Canja de galinha;
  • ou sopa de legumes com peito de frango desfiado;
  • ou 1 salmão grelhado com arroz integral e brócolis cozido no vapor.

Ceia:

  • 200 ml de suco de laranja e 3 torradas com geleia de fruta;
  • ou chá verde com biscoitos de água e sal;
  • ou 1 barra de cereal.

Reeducação Alimentar

Dica

Uma boa e eficaz reeducação alimentar para perder peso precisa estar acompanhada de uma mudança de hábitos físicos também. Mudar a alimentação e exercitar-se com frequência é a melhor maneira de perder barriga com saúde e sem sofrer com o efeito sanfona. Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias e você notará que a reeducação alimentar ficará muito mais fácil, e os resultados irão aparecer mais rapidamente.

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