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Semente de Chia – Para Que Serve e Como Usar

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Nos últimos anos, a semente de chia passou integrar o cardápio regular de pessoas que estão sempre buscando alternativas saudáveis para a sua alimentação. Ela é fonte de proteínas, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitaminas A e do complexo B, por exemplo.

Seu consumo pode ser aproveitado em inúmeras receitas como saladas, vitaminas e sucos. Então, para você conhecer um pouco mais sobre os benefícios da semente de chia aqui vão algumas dicas sobre seus valores nutricionais e benefícios para a saúde.

semente de chia

Para Quem Está de Dieta

Graças à suas fibras, a semente de chia é muito usada em dietas saudáveis, pois elas prolongam o chamado efeito de saciedade. As fibras absorvem a água e se expandem no estômago, aumentando a saciedade e diminuindo o consumo excessivo de outros alimentos. Além disso, estudos já comprovaram que ela é uma ótima aliada para combater a temida gordura localizada, tudo isso por conta de seu baixo índice glicêmico.

É importante lembrar que quem está de dieta precisa estar sempre atento para o consumo de alimentos funcionais como a chia, ricos em nutrientes e vitaminas. Claro que não é do dia para a noite que você aprende a ter esse tipo de consciência nutricional, muito difundida pelo Dr. Rocha em sua metodologia alimentar chamada Emagreça com Dr. Rocha, que nada tem a ver com dietas mirabolantes e difíceis de serem seguidas no dia a dia. Quer saber mais sobre esse método? clique no link abaixo.

Semente de Chia e seus Nutrientes

Os carboidratos presentes na semente de chia se enquadram na categoria de baixo índice glicêmico, ou seja, são absorvidos mais lentamente, mantendo estável o nível do açúcar no sangue e aumentando a saciedade. Uma porção de 25 gramadas de chia contém 34% das necessidades diárias que nosso organismo precisa de fibras, 32% de magnésio, 13% de ferro, 16% de zinco, 15% de cálcio, entre outras vitaminas e minerais.

Fonte de Beleza

Não adianta negar, a celulite é temida pela maioria das mulheres e para quem não sabe, a semente da chia contém ômega 3, uma propriedade que ajuda a diminuir a inflamação – motivo que causa a celulite. Já a sua vitamina A é ótima para o tratamento da pele acneica, enquanto que a vitamina B2 é essencial para manter a saúde das unhas, cabelo e a pele.

Ótima para o Controle de Diabetes

Como sabemos, o diabetes tipo 2 pode ser evitado ou mesmo controlado através de uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, ou seja, sem a ingestão rotineira de produtos industrializados como refrigerantes, embutidos e farinha branca.

Conforme explica Dr. Rocha, criador do método Diabetes Controlada, esse diabetes pode ser revertido naturalmente com um estilo de vida que deve focar em um tipo de alimentação simples, mas eficiente para as necessidades do organismo. Para mais informações sobre esse método clique no link abaixo.

Fortaleça sua Imunidade

Infecções, gripes e resfriados podem ser evitados quando se tem um sistema imunológico resistente e para isso é preciso ingerir no dia a dia boas quantidades de minerais como selênio e zinco, que estão presentes na chia. Além disso, ela também concentra cálcio, potássio, fósforo e manganês, que ajudam a manter as células saudáveis.

semente de chia para a dieta

Combate Doenças Cardiovasculares

Consumida regularmente, a semente da chia é benéfica também para combater doenças cardiovasculares como infarto e hipertensão, tudo isso por conta do ômega 3, que também tem a função de regular a pressão sanguínea e até mesmo diminuir as taxas de colesterol ruim. Não se esqueça de que as doenças cardiovasculares devem ser combatidas com alimentação correta e prática regular de exercícios físicos.

A educadora física Olivia Andriolo, criadora da metodologia de exercícios Corpo de 21, orienta que apenas 21 minutos de atividades feitas em casa já são suficientes para você ficar em forma e se livrar do sedentarismo. Quer ficar por dentro desse método? clique no link abaixo para saber mais.

Receitas com Chia

A semente de chia pode ser adicionada a várias receitas que você já até deve fazer em seu dia a dia. Experimente inclui-la em um suco detox que pode ser ingerido pela manhã, contendo água, suco de limão, chia e adoçante a gosto. Experimente colocá-la também em receitas de bolo integral, panquecas proteicas, sobremesas como frozen de iogurte desnatado e morangos, entre muitas outras. Basta usar a sua criatividade!

Você já conhecia tudo isso a respeito da semente da chia? Então, deixe seus comentários e continue acompanhando as postagens para descobrir muito mais.