Início Grãos e Cereais Semente de Linhaça – A Importância Dela na Dieta

Semente de Linhaça – A Importância Dela na Dieta

288
0
COMPARTILHE

A semente de linhaça é usada há milhares de anos, mas de uns tempos para cá ela se tornou muito usada no dia a dia por ser considerada um alimento funcional. Ou seja, não é uma fonte de carboidratos ruins. Pelo contrário, reúne vitaminas e minerais que não podem faltar em nosso organismo.

Semente de Linhaça

Não podemos deixar de falar que, para quem está em busca do emagrecimento, a semente de linhaça poderá ser um estímulo a mais. Ela é rica em fibras, substâncias que prolongam a sensação de saciedade, e ainda é considerada de baixo índice glicêmico.

Lembrando que para potencializar os efeitos de uma alimentação balanceada, rica em ingredientes funcionais como a linhaça, não se esqueça também da importância da prática regular de exercícios físicos. E não estamos falando de horas diárias dedicadas a uma academia.

Ao praticar exercícios físicos regulares e ter uma alimentação saudável, rica em fibras, vitamina a, vitamina c, vitamina e e muitos outros nutrientes, sua saúde será muito mais forte do que antes de seguir essa rotina. Esses são hábitos diários e que em pouco tempo você pode sentir seus efeitos.

Benefícios da Semente de Linhaça

Nutrientes

Uma porção de semente de linhaça contém carboidratos, proteínas, ômegas 3 e 6, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, vitaminas B1 e B6, entre outros nutrientes. Além disso, ela concentra uma substância chamada lignana, que hoje já é relacionada com a proteção contra o câncer de mama. Para manter o equilíbrio, por dia é recomendável ingerir 10 gramas da semente.

O Coração Agradece

Pesquisadores já identificaram que a linhaça ajuda a prevenir doenças relacionadas ao coração, além de controlar os níveis de colesterol. O ômega 3 é o grande responsável por ajudar na prevenção dos males cardiovasculares. Ele ajuda a diminuir as chances de coágulos e também promove o aumento das taxas de colesterol bom.

Semente de Linhaça e o Controle da Diabetes

Quem tem o diabetes tipo 2 tem a chance de ter uma melhor qualidade de vida se dedicando a uma boa alimentação, sendo que a semente de linhaça não pode deixar de aparecer na dieta. Ela contém substâncias que controlam esse diabetes e até mesmo age na prevenção do mesmo.

Prevenção do Câncer

Infelizmente, o câncer é uma doença que pode afetar a população em qualquer faixa etária e sempre chega de surpresa. Tudo o que podemos fazer para tentar evitar ou mesmo reduzir suas consequências é investir em alimentos que consigam criar barreiras em nosso organismo. Além de passar por consultas médicas periódicas.

Além do câncer de mama, a linhaça ajuda a combater outros tipos de câncer, como o de próstata, útero e o do intestino.

Outros Benefícios da Linhaça

Apesar de já ter citado muitos benefícios da semente de linhaça, ainda existem muitos outros, como por exemplo, o fato de que ela consegue controlar inflamações que podem ser causadas por excesso de peso e sedentarismo.

Nem precisamos falar que a sua alta concentração de fibras é essencial para o bom funcionamento do intestino. Afinal, essa é uma de suas propriedades mais difundidas. Só tome cuidado com a ingestão em excesso, além do que o seu organismo necessita. Isso pode resultar em obstrução intestinal ou mesmo gases. Então, coma somente o necessário.

Dicas para o Dia a Dia

Não há dúvidas de que somente uma verdadeira reeducação alimentar poderá garantir a manutenção do seu peso e saúde estabilizada. Mas essa reeducação não significa fazer uma dieta restritiva e sem graça.

Por isso, aposte sempre em um cardápio variado e nutritivo, que pode ser criado usando a linhaça, que pode ser incluída em sucos, shakes, omeletes, pão e bolos integrais, muffin, entre outras.

Semente de Linhaça benefícios

Outras Maneiras de Consumir a Semente de Linhaça

A linhaça pode ser consumida de várias formas. Os grãos podem ser misturados nas bebidas. O óleo combina muito bem com temperos para saladas ou mesmo como farinha. É ótima também para acompanhar sucos, frutas ou mesmo saladas. Existem suplementos em cápsulas com base em linhaça, mas o melhor sempre é priorizar opções naturais.

E você, já sabia tudo isso sobre a semente de linhaça? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!