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Vitamina A: Benefícios Para a Saúde

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A vitamina A pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis, e pode ser encontrada tanto no tecido animal quanto no vegetal. Ela tem como principal função auxiliar no correto desenvolvimento do feto, atuar diretamente na saúde da pele, seja no processo de cicatrização ou na eliminação de radicais livres, e na proteção da córnea, tornado-a um peça importante para a saúde dos olhos.

Conhecida também como retinol, a vitamina A é uma das responsáveis por você possuir dentes e ossos bonitos e saudáveis, pela saúde dos cabelos, por proteger a pele e a mucosa e por fortalecer o sistema imunológico. Seu papel também é importante na proteção das células do pulmão, do sangue e de outros tecidos, porque ajuda a combater os radicais livres que atacam nosso organismo.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A

Existem dois tipos de vitamina A. Uma é a pré-formada (retinol) que é de origem animal e pode ser encontrada em alimentos como leite e seus derivados, gema do ovo, fígado e peixe. A outra é a de origem vegetal, conhecida como pró-vitamina A e rica em carotenóides, presentes em alimentos como o brócolis, a couve, manga, goiaba, cenoura, o milho amarelo, o mamão, o caju, o óleo de dendê, abóbora e a batata doce, além de outros vegetais e frutas.

Alimentos ricos em vitamina A

FALTA DE VITAMINA A NO ORGANISMO

A deficiência de vitamina A no organismo pode comprometer o bom funcionamento da visão e dos órgãos reprodutores, além afetar diretamente na saúde dos tecidos, das unhas, cabelos, ossos e dentes.

A carência de vitamina A causa ainda um problema chamado xeroftalmia, que é uma alteração na lubrificação dos olhos, fazendo com que eles fiquem secos e, se não tratado, pode levar à necrose da córnea e à cegueira. Outros sintomas causados pela falta de vitamina A no organismo, e que devemos ficar atentos, é a a pele e a boca seca, cabelos sem brilho, acne e a presença de gripes e resfriados constantes. Na grande maioria dos casos esse problemas demoram a aparecer, porém são reversíveis através de uma dieta adequada, porém é necessário consultar um médico antes para ter certeza de que os sintomas se tratam da falta desse nutriente.

Falta de vitamina A

EXCESSO DE VITAMINA A NO ORGANISMO

A vitamina A é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo, porém o excesso desse nutriente também é prejudicial à nossa saúde. E isso ocorre normalmente por causa da suplementação, então se você consome produtos sintetizados conhecidos como suplementos alimentares, fique atento quanto a isso pois pode ser tóxico para o seu corpo.

Entre os maiores efeitos e sintomas do excesso de vitamina A no corpo humano estão as dores de cabeça, irritação da pele, náuseas, vômitos, falta de apetite, sangramentos, problemas graves no fígado e alterações nos níveis de colesterol hdl, considerado o colesterol bom. Em fumantes o excesso pode causar câncer de pulmão. Pode ainda levar ao osteoporose por causa da diminuição da densidade mineral óssea. Em casos raros e graves o excesso de vitamina A pode ser fatal.

QUANTIDADE DE VITAMINA A RECOMENDADA

É importante ter uma dieta balanceada com alimentos de origem vegetal e animal. Nos vegetais a vitamina A geralmente se apresenta em frutas e verduras de cores alaranjadas, e por isso são conhecidos como carotenóides, ou beta-carotenos. De origem animal também é fácil encontrar vitamina A no leite e seus derivados, no ovo, no fígado ou no óleo de peixe, por exemplo. A tabela de consumo recomendado é baseada em unidade médicas internacionais, porém o mais importante para que se mantenha um bom nível de vitamina A é se alimentar de maneira saudável e ficar atento ao consumo de suplementos alimentares.