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Vitamina C – Benefícios para a Saúde

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O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é  uma vitamina que não pode ser sintetizada pelo organismo humano, portanto só podemos obtê-la através da alimentação. Ela é uma vitamina solúvel em água, e logo após seu consumo o corpo começa a absorver essa vitamina C rapidamente para que ela atue nas defesas do sistema imunológico. Ela também atua na formação de partes importantes do nosso corpo, como dentes, ossos e outras células. Além disso também funciona como antioxidante poderoso e combate problemas como derrame, doenças nos olhos, na pele e melhora o nosso humor.

A vitamina C também ajuda numa melhor absorção do ferro no nosso organismo, contribuindo para combater a anemia ferropriva no nosso sangue.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Alimentos ricos em vitamina c

Os benefícios do consumo de vitamina C para o organismo são inúmeros, e é fácil encontrá-la em frutas em verduras. Alimentos como kiwi, laranja, limão, morango, melão, uva, brócolis, banana, maçã, melancia, alho, tomate, pimentão e orégano são excelentes fontes de vitamina c. Também é possível encontrá-la em cortes de carne como fígado.

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C NO ORGANISMO

Um dos grandes problemas enfrentados pelo organismo que não possui a quantidade de vitamina c suficiente é a queda na sua imunidade, podendo causar gripes e resfriados com frequência, além de bronquite e pneumonia. Outro problema grave é exposição do corpo à anemia, já que ela é necessária para que o ferro seja melhor absorvido pelo nosso organismo.

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Um outra doença causada pela falta de vitamina C muito comum no tempo das navegações, mas que ainda existe hoje, é o escorbuto. Essa é uma doença grave que se inicia com problemas como a perda dos dentes, gengivas inflamadas, queda muito brusca na saúde do sistema imunológico e hemorragias, podendo ser até fatal.

EXCESSO DE VITAMINA C NO ORGANISMO

A vitamina C é um nutriente importante para o corpo, porém o seu excesso também pode causar danos à sua saúde. Quando em alta doses no organismo ela pode causar intoxicação e causar náuseas, vômitos, insônia e diarreia em pessoas saudáveis. Pode causar ainda a intoxicação pelo ferro, já que ela ajuda na absorção desse mineral.

QUANTIDADE DE VITAMINA C RECOMENDADA DIARIAMENTE

Primeiro devemos ter em mente que antes de qualquer quantidade recomendada, é importante investir no hábito saudável de comer alimentos ricos em vitamina c e em outras vitaminas. Somente assim será possível manter a saúde sempre em dia e o corpo com mais disposição.

vitamina c

Para adolescentes e mulheres adultas é recomendado que se consuma cerca de 75 miligramas de vitamina c por dia, o que equivale a uma laranja e meia, ou duas tangerinas. Para homens adultos essa quantidade aumenta para cerca de 90 miligramas por dia, e mulheres em fase de amamentação para 120 miligramas por dia.

Há ainda os suplementos de vitamina c que são vendidos em drogarias e farmácias, porém os utilize somente em último caso e com indicação de um médico. Principalmente no caso de gestação amamentação, deficiência ou excesso da vitamina.