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Zinco

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O zinco desempenha papel importante no nosso corpo, pois é através dele que conseguimos manter um sistema imunológico saudável e pronto para combater doenças já existentes no nosso organismo. Isso faz dele um mineral essencial em todas as fases da vida, desde o nascimento até a velhice. O zinco ainda tem papel importante no combate de doenças como a diabetes, o Alzheimer, pneumonia, depressão e outras ligadas ao nosso sistema vascular.

O zinco é tão importante para o nosso desenvolvimento que durante a gravidez o consumo desse mineral deve ser aumentado pela gestante, com o objetivo de fortalecer bastante o sistema imunológico do feto e para que a criança nasça e cresça com saúde.

ALIMENTOS RICOS EM ZINCO

fontes de zinco

Os alimentos mais ricos em zinco são os de origem animal, porém podemos encontrar boas fontes desse mineral também no reino vegetal. De origem animal o destaque é para as ostras, que possuem cerca de 39 miligramas de zinco em sua composição. Além dela, outras boas fontes são as carnes de boi, de vitela, fígado (especialmente o de frango) e peru. De origem vegetal temos o feijão, o amendoim, a amêndoa, o arroz integral, o farelo de aveia e o pão integral.

DEFICIÊNCIA DE ZINCO NO ORGANISMO

Em algumas áreas é comum encontrar pessoas que sofram com a deficiência de zinco no organismo. Isso é mais comum em regiões subdesenvolvidas, onde a má alimentação influencia na quantidade de nutrientes necessários em nosso corpo e, consequentemente, causa grande mortalidade, pois afeta diretamente o nosso sistema imunológico. E as mais afetadas são as crianças que, inclusive, costumam ser alvo da Organização Mundial de Saúde com campanhas para aumentar o consumo de zinco em sua alimentação.

Entre os sintomas da carência de zinco no organismo estão a psoríase, queda de cabelo, sistema imunológico mais frágil, problemas no fígado, aumento da glicose, diminuição do apetite e feridas que não cicatrizam.

EXCESSO DE ZINCO NO ORGANISMO

O excesso de zinco também pode ser prejudicial à nossa saúde, pois ele pode causar deficiência do mineral cobre, já que quando um está mais alto o outro diminui. Entre os sintomas de excesso de zinco e baixa quantidade de cobre estão os enjoos, vômitos e sonolência. Às vezes também pode se um problema ligado à insuficiência cardíaca, por isso a consulta com um médico é importante antes de tomar qualquer suplementação.